PUBLICIDADE

política

Ex-presidente Michel Temer é solto no Rio de Janeiro

 - REVISTA MAISJR

(Crédito: Agência Brasil) 

O desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) Р2ª Região), Antonio Ivan Athié, decidiu revogar a prisão preventiva de Temer, do ex-ministro Moreira Franco e de outros seis investigados que estavam presos desde a quinta-feira (21).

O desembargador Antonio contraria a decisão do juiz federal Marcelo Bretas, responsável pela ordem de detenção temporária do ex-presidente, além de ser também o responsável pela Operação Lava Jato no Rio de Janeiro.

Athié é relator dos recursos contra a prisão apresentados pelos investigados e tinha inicialmente marcado para a quarta-feira (27) o julgamento dos pedidos de liberdade.

Depois de analisar a fundamenta√ß√£o das pris√Ķes, o desembargador decidiu revogar a decis√£o de Bretas e por em liberdade os investigados.

Na decisão, Antonio elogiou Bretas, mas diz que as ordens de prisão devem respeitar os direitos dos investigados garantidos pela Constituição.

Pris√£o de Temer

O ex-presidente foi preso em São Paulo, em operação realizada pela Lava Jato do Rio, sob suspeita de ter recebido propina de R$ 1,1 milhão por meio de um contrato da Eletronuclear, estatal responsável pela construção da usina Angra 3.

Ao todo, Bretas havia determinado a pris√£o de dez pessoas ‚ÄĒ todas j√° obtiveram pedidos de liberdade. Ap√≥s ser preso, Temer foi transferido para o Rio de Janeiro, onde est√° detido na sede da Pol√≠cia Federal. Ele foi alvo de uma ordem de pris√£o preventiva, medida utilizada normalmente para impedir a interfer√™ncia no andamento das investiga√ß√Ķes. N√£o h√° prazo para esse tipo de pris√£o.