PUBLICIDADE

carros & motos

Dez conceitos do Mustang que nunca foram lançados

A Ford revelou nos Estados Unidos alguns ‚Äúsegredos‚ÄĚ do Mustang dos anos 60 e 70 que nunca chegaram, de fato, √†s linhas de montagem, mas ajudam a contar a hist√≥ria do esportivo. Em meio s√©culo de exist√™ncia, o modelo est√° na sexta gera√ß√£o e a cole√ß√£o de dez conceitos de design (veja as fotos anexas) nunca lan√ßados contribui para aumentar a paix√£o entre os entusiastas e estudiosos desse m√≠tico carro da Ford.

Em cada¬†uma de suas gera√ß√Ķes o Mustang¬†sofreu muitas altera√ß√Ķes e¬†evolu√ß√Ķes, representando a tend√™ncia de diferentes √©pocas.¬†A¬†cole√ß√£o de conceitos do in√≠cio do modelo mostra como se formou¬†o DNA¬†e a personalidade do esportivo mais vendido do mundo.

No desenvolvimento de um novo ve√≠culo s√£o produzidos muitos ‚Äúsketches‚Ä̬†(desenhos) e carros em clay (argila)¬†em escala natural.¬†No caso da evolu√ß√£o¬†do¬†esportivo-s√≠mbolo da marca, esse processo exigiu ainda muitos prot√≥tipos,¬†fase em que se trata de dar forma a um modelo,¬†nas d√©cadas de 1960 e 1970,¬†que¬†hoje formam um interessante museu dos ‚ÄúN√£o Mustang‚ÄĚ.

Conheça as imagens inéditas de dez destes conceitos do puro-sangue:

  • 1961 ‚Äď Os prot√≥tipos¬†iniciais trazem as primeiras ideias do que seria o Mustang:¬†este modelo foi batizado de¬†Aventura¬†e posteriormente de¬†Allegro, mas foi rejeitado por ter apenas dois lugares.
  • 1962 ‚Äď Definem-se as dimens√Ķes: o Mustang vai ganhando forma e a equipe de design liderada por¬†Gene Bordinat¬†j√° define perfeitamente as dimens√Ķes do modelo final.
  • 1963 ‚Äď Mais pr√≥ximo do Mustang: o modelo em¬†argila¬†mostra as linhas quase definitivas do Mustang, apesar de a dianteira ainda ter um puma no lugar do cavalo. Nos pain√©is dianteiros h√° a inscri√ß√£o¬†Torino.
  • 1964 ‚Äď O cup√™ de dois lugares: a Ford tamb√©m considerou fabricar um Mustang de dois lugares ‚Äď menor, mas com as mesmas linhas ‚Äď para concorrer com os modelos europeus da Jaguar, MG e Austin.
  • 1965 ‚Äď Um quatro portas: o √™xito do Mustang foi tanto que a Ford apresentou novas vers√Ķes para aproveitar o sucesso do esportivo. Uma dessas propostas foi o modelo de quatro portas, que nunca se tornou realidade.
  • 1966 ‚Äď Olhando para a Europa: outra vers√£o tinha carroceria familiar com duas portas, ao estilo ‚Äúshooting brake‚ÄĚ de alguns modelos europeus, para manter a apar√™ncia esportiva.
  • 1966 ‚Äď Esportivo radical: o Mach I Concept foi apresentado no Sal√£o do Autom√≥vel de Detroit de 1966 com o objetivo de ser uma atualiza√ß√£o do Mustang. Apesar de alguns itens de estilo terem sido incorporados no Mustang II, este conceito nunca chegou a ser produzido.
  • 1971 ‚Äď Renova√ß√£o total: a √ļnica coisa que faz lembrar o Mustang original neste prot√≥tipo √© o emblema do cavalo na dianteira.
  • 1971 ‚Äď Mais pr√≥ximo do sucessor: a dianteira deste conceito anuncia a volta aos far√≥is separados da grade da segunda gera√ß√£o, embora a silhueta do modelo seja diferente.
  • 1971 ‚Äď Procuram-se ideias: a Ford encarregou o est√ļdio de design Ghia, da It√°lia, de propor o visual para o novo Mustang. O resultado foi um prot√≥tipo muito elegante, mas que tinha pouco a ver com o estilo da marca.
Galeria:

Fotos: Reprodução

PUBLICIDADE