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4.0 - EMPREENDEDORISMO

Cheque falsificado lidera lista de golpes sofridos nos pequenos negócios

 - REVISTA MAISJR

(Crédito: Marcos Santos / USP) 

Levantamento realizado com 800 micro e pequenos empres√°rios em todas as capitais, pela Confedera√ß√£o Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Servi√ßo de Prote√ß√£o ao Cr√©dito (SPC Brasil), revela que o recebimento de cheques falsificados ou roubados (33%) e as transa√ß√Ķes feitas com cart√Ķes de cr√©ditos clonados (25%) foram os tipos de fraudes mais sofridos nos pequenos neg√≥cios ao longo de 2018.¬†No total, 11% das micro e pequenas empresas no pa√≠s tiveram algum preju√≠zo financeiro no √ļltimo ano em virtude de golpes praticados por estelionat√°rios.

Compras com utiliza√ß√£o de RG, CPF ou CNH de terceiros (10%), uso de documentos falsificados (10%) e compras realizadas mediante cart√£o de d√©bito clonado (8%) completam o ranking dos principais golpes. Outras tentativas de fraudes sofridas, mas que n√£o implicaram, necessariamente, em perdas financeiras, foram recebimento de boletos falsos para pagamento (37%), links maliciosos por e-mail para sequestro de dados pessoais (33%), roubo de informa√ß√Ķes pessoais ao preencherem cadastros em sites (6%) e invs√£o do site da empresa (5%).

Na avalia√ß√£o do superintendente de produtos e opera√ß√Ķes do SPC Brasil, Nival Martins, os transtornos ocasionados por estelionat√°rios podem comprometer a sa√ļde financeira das empresas que caem nesses golpes. ‚ÄúO empres√°rio que aceita qualquer documenta√ß√£o sem a devida an√°lise e cuidado, pode, em muitos casos, ser obrigado a arcar com o preju√≠zo de compras que n√£o ser√£o pagas, al√©m do risco de sofrer a√ß√Ķes judiciais, caso o cliente fraudado se sinta constrangido com a cobran√ßa de um produto que n√£o comprou‚ÄĚ, alerta Nival.

O superintente explica o empres√°rio pode contar com o aux√≠lio de ferramentas existentes no mercado, como a tradicional consulta ao CPF ou CNJP do cliente para averiguar apontamentos de inadimpl√™ncia ou consultas mais aprofundas para analisar o hist√≥rico do documento, confirmando informa√ß√Ķes cadastrais b√°sicas, como endere√ßo e telefone, por exemplo, que quando confrontadas com as informa√ß√Ķes fornecidas pelo cliente podem evidenciar ind√≠cios de fraude. ‚ÄúSe ap√≥s toda essa checagem o comerciante n√£o se sentir seguro com as informa√ß√Ķes fornecidas, o recomend√°vel √© que ele aceite apenas o pagamento a vista, uma vez que h√° riscos na tomada do cr√©dito‚ÄĚ, orienta Martins.