O Detran do Distrito Federal acaba de divulgar a lista de motoristas que terão a CNH suspensa no próximo mês. Toma-se essa medida drástica diante de motoristas que recorrem em diversas infrações ou naquelas gravíssimas. Agora, todos precisam regularizar a situação ou não poderão mais dirigir.
São mais de 100 nomes que terão o documento revogado por diversos motivos caso não tomem as ações necessárias.
Se você é de fora do Distrito Federal não há o que temer. No entanto, caso tenha pendências fique de olho no Detran de seu estado para ter certeza de que não precisa correr atrás do prejuízo.
Principais motivos de suspensão
- A suspensão ou cassação da CNH é uma medida adotada quando um motorista acumula um determinado número de pontos em sua carteira devido a infrações de trânsito. Alguns dos principais motivos que podem levar à suspensão da CNH incluem:
- Direção sob influência de álcool (artigo 165)
- Recusa de teste de álcool (artigo 165-A)
- Dirigir em velocidade superior à via (artigo 218, III)
- Exibição de manobra perigosa (artigo 175)
O que acontece se a CNH for suspensa assim?
- Quando um motorista tem sua CNH ameaçada de suspensão, ele fica impedido de dirigir por um período determinado até que regularize a situação. No entanto, caso não o faça, a ação será permanente.
- No caso do Detran-DF, os condutores notificados têm um prazo de 30 dias para interpor recurso. Deve-se aparentá-lo na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari).
- Caso a suspensão da CNH seja mantida, o condutor só poderá requerer uma nova CNH após dois anos. Mas, para fazer isso, ele deve se submeter a todos os exames necessários à emissão da habilitação, incluindo exames médicos, psicológicos e de aptidão prática.
Conferiu bem a lista de motoristas que terão CNH suspensa bem de perto? Mesmo que seu nome não esteja, ainda é preciso muita atenção no trânsito para garantir que você não incorra em infrações e mantenha todos em segurança, incluindo si mesmo.