Muito vem se falando do uso do GNV. Nos últimos anos, houve um aumento significativo de conversões, especialmente os motoristas que utilizam o carro como instrumento de trabalho. Se você pensa em fazer a conversão, ou já possui um veículo a gás, fique atento a esses cuidados que o Carro Aluguel listou aqui neste material. Confira!
Cuidado ao abastecer
O gás natural em geral é um combustível mais seguro que a gasolina. Porém, adote algumas medidas para garantir a sua segurança e a dos outros:
- Estacione no local designado
- Acione o freio de mão e desligue o motor
- Aguarde fora do veículo, em uma zona segura
- Abra o porta-malas e o capô
Segurança na manutenção
Assim como na hora de abastecer, no momento da manutenção alguns cuidados devem ser tomados para garantir a segurança e o bom funcionamento do veículo. Veja alguns deles:
- Procure por oficinas credenciadas
- Observe sempre se a tubulação do GNV não está em contato indevido com outras superfícies ou sendo obstruída.
- Kits de GNV tem uma válvula de segurança em caso de vazamentos, em caso de vazamento saiba onde se encontra e não hesite em acioná-la
Aumento da conversão para GNV
Com o aumento dos preços da gasolina e do etanol, o consumidor está optando pelo GNV. Principalmente aqueles que trabalham dirigindo. Uma pessoa que roda em média 35 KM por dia, já pode ter uma economia de até 70% na conta. A conversão custa em média 4 mil reais. Em 2016, o aumento no país foi de 25% em relação a 2015, e em 2017 esse mercado cresceu 61% em São Paulo. No estado do Rio de Janeiro o crescimento chegou a 66% em 2018 com relação ao ano anterior.
Vantagens e desvantagens de veículos com GNV
Há sempre vantagens e desvantagens na conversão. Considere alguns antes de fazê-lo em seu veículo:
Vantagens: economia de combustível, combustível menos poluente, combustível impossível de ser adulterado.
Desvantagens: Perda de garantia, perda de potência, espaço no porta-malas comprometido.
Fotos: Divulgação