A Honda exibe durante a 29ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo o inovador Clarity Fuel Cell, seu carro movido por meio de célula de combustível de hidrogênio (FCV). Atualmente, o sedã é apenas vendido no mercado japonês. Trata-se do primeiro sedan de cinco passageiros que adota esse tipo de tecnologia de abastecimento, oferecendo alto nível de praticidade de um automóvel e o apelo de um carro que está à frente de seu tempo.
Aliado à eficiência da motorização elétrica de 130 kW o Clarity adota um tanque de alta pressão de hidrogênio, de 70 Mpa, que permite uma autonomia de aproximadamente 750 km e classifica o Clarity Fuel Cell como o carro mais eficaz entre os veículos de emissão zero. O tanque de hidrogênio pode ser abastecido em cerca de três minutos, com uma facilidade equivalente a um automóvel movido a gasolina.O Clarity Fuel Cell traz design exterior que alia dinamismo e elegância, além de condução suave e silenciosa. O sedã também pode converter o hidrogênio dos tanques em eletricidade para abastecer uma casa por até sete dias. Basta conectar o automóvel a um dispositivo portátil chamado Power Exporter 9000, que o Clarity Fuel Cell se transforma em uma “usina de força sobre rodas”, fornecendo eletricidade para a residência no momento de falta de energia da rede pública.
No primeiro ano de comercialização do modelo no Japão, a Honda foca nas vendas para órgãos do governo local e empresas com os quais já mantém parceria para a popularização dos FCVs. Durante esse período, a marca vai apurar informações sobre o uso do Clarity Fuel Cell, assim como do dispositivo de energia externa, e compilar as diversas opiniões e solicitações dos usuários, para depois iniciar as vendas aos consumidores individuais.O Clarity é produzido na unidade de Takanezawa (município de Tochigi, no Japão) em um volume inicial de 200 unidades ao ano. A expectativa futura é lançar o Clarity Fuel Cell na Europa e Estados Unidos.
Tecnologia Honda FCV
A Honda foi uma das primeiras fabricantes de automóveis a focar no hidrogênio como uma possível solução para problemas como o aquecimento global e o esgotamento dos combustíveis fósseis. A fabricante tem posicionado o FCV, que emite apenas vapor de água, como o mais avançado veículo ambientalmente responsável e adotou uma postura pró-ativa para pesquisa e desenvolvimento de automóveis movidos a célula de combustível desde o final da década de 1980.
Em 2002, o Honda FCX se tornou o primeiro veículo de célula de combustível no mundo a ser certificado pela U.S. Environmental Protection Agency (EPA, agência de proteção ambiental dos Estados Unidos) e pelo California Air Resources Board (CARB). Com essas certificações, a marca começou a comercializar o FCX no Japão e nos EUA. Em 2008, a Honda iniciou as vendas do FCX Clarity, um sedan que contou com um pacote inovador de equipamentos, oferecendo uma experiência de condução sem precedentes. O novo Clarity Fuel Cell foi desenvolvido com base em várias tecnologias já utilizadas em modelos anteriores, buscando a facilidade de uso e a alta performance.
Com o objetivo de contribuir para uma futura sociedade sustentável adepta à energia de hidrogênio e para proporcionar liberdade de mobilidade, a Honda continuará assumindo novos desafios para o desenvolvimento de tecnologias, incluindo a estação de hidrogênio inteligente (Smart Hydrogen Station), FCVs e dispositivos de alimentação de energia externa sob o conceito de “gerar, utilizar e ficar conectado”.
Fotos: Divulgação
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