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sustentabilidade

Funicular brasileiro é o primeiro 100% sustentável no mundo

San­ta Cata­ri­na tem o primeiro bonde Funic­u­lar feito com tec­nolo­gia 100% nacional e abaste­ci­do com ener­gia solar

O Funic­u­lar da cidade de Itá, local­iza­da no oeste de San­ta Cata­ri­na, já está em fun­ciona­men­to há dois anos e se con­sol­i­da com uma das prin­ci­pais obras sus­ten­táveis no setor. O pro­je­to, que foi desen­volvi­do e exe­cu­ta­do pela empre­sa de Camp­inas-SP Grupo Eco&Eco, é o primeiro do tipo com tec­nolo­gia e mate­ri­ais 100% nacionais e o primeiro no mun­do abaste­ci­do com ener­gia solar. O Funic­u­lar é um sis­tema de trans­porte de pas­sageiros ecológi­co que é com­pos­to por uma cab­ine que corre em tril­hos tra­ciona­do por um cabo.

A obra segue o padr√£o de todos os pro¬≠je¬≠tos do Grupo Eco&Eco, por¬≠tan¬≠to, √© ino¬≠vador e sus¬≠ten¬≠t√°v¬≠el com o uso de ener¬≠gias ren¬≠ov√°veis e com parte da m√£o de obra da pr√≥pria cidade. A ali¬≠men¬≠ta√ß√£o da ener¬≠gia el√©tri¬≠ca para o fun¬≠ciona¬≠men¬≠to da parte inter¬≠na do bonde √© fei¬≠ta de maneira aut√īno¬≠ma atrav√©s de qua¬≠tro pla¬≠cas solares. A ali¬≠men¬≠ta√ß√£o da casa de m√°quinas tam¬≠b√©m √© de ener¬≠gia solar com 30 pla¬≠cas que tra¬≠bal¬≠ham no sis¬≠tema conec¬≠ta¬≠do √† Rede On Grid. Al√©m do mais, a estru¬≠tu¬≠ra da esta√ß√£o foi fei¬≠ta com mate¬≠r¬≠i¬≠al pr√©-molda¬≠do, o que leva agili¬≠dade para a con¬≠stru√ß√£o e menos des¬≠perd√≠¬≠cios. Out¬≠ro detal¬≠he √© a arquite¬≠tu¬≠ra da Gale¬≠ria de Lojas que foi fei¬≠ta com madeira de reflo¬≠resta¬≠men¬≠to da esp√©¬≠cie Euca¬≠lyp¬≠tus Saligna e Euca¬≠lyp¬≠tus Gran¬≠dis encon¬≠tradas em abund√Ęn¬≠cia na regi√£o. Com isso, a sus¬≠tentabil¬≠i¬≠dade do pro¬≠je¬≠to ren¬≠deu o Pr√™mio Fritz Muller, prin¬≠ci¬≠pal recon¬≠hec¬≠i¬≠men¬≠to ambi¬≠en¬≠tal de San¬≠ta Cata¬≠ri¬≠na que √© con¬≠ce¬≠di¬≠do pelo Insti¬≠tu¬≠to do Meio Ambi¬≠ente do esta¬≠do.

O pro¬≠je¬≠to foi con¬≠ce¬≠bido atrav√©s de uma parce¬≠ria p√ļbli¬≠co pri¬≠va¬≠da e √© local¬≠iza¬≠do em um espa√ßo con¬≠ce¬≠di¬≠do pela Prefeitu¬≠ra Munic¬≠i¬≠pal de It√°, com gest√£o de uma empre¬≠sa local: a It√° Eco-Tur¬≠is¬≠mo, que investe e admin¬≠is¬≠tra o com¬≠plexo com as obras sob respon¬≠s¬≠abil¬≠i¬≠dade do Grupo Eco&Eco.

A obra abri¬≠ga, al√©m da esta√ß√£o Funic¬≠u¬≠lar, uma gale¬≠ria de entreten¬≠i¬≠men¬≠to, uma nova tirole¬≠sa e um mirante, tudo isso em uma das prin¬≠ci¬≠pais vias da cidade. A tirole¬≠sa √© con¬≠sid¬≠er¬≠a¬≠da uma das mais boni¬≠tas do Brasil dev¬≠i¬≠do a vista priv¬≠i¬≠le¬≠gia¬≠da durante o per¬≠cur¬≠so que tem uma dis¬≠t√Ęn¬≠cia de 1.780 met¬≠ros, sendo o seu pon¬≠to mais alto com 86 met¬≠ros de altura. J√° o Funic¬≠u¬≠lar, que gan¬≠hou uma arquite¬≠tu¬≠ra com cara dos bond¬≠in¬≠hos de antiga¬≠mente, chama a aten√ß√£o por ser um pro¬≠je¬≠to que visa unir duas √°reas da cidade que tem suas dev¬≠i¬≠das import√Ęn¬≠cias. Na parte alta, √© pos¬≠s√≠v¬≠el encon¬≠trar com√©r¬≠cio, op√ß√Ķes de gas¬≠trono¬≠mia e museus, al√©m de ser a √°rea urbana de It√°, mas ain¬≠da muito pouco vis¬≠i¬≠ta¬≠da pelos tur¬≠is¬≠tas. J√° a parte baixa est√£o con¬≠cen¬≠tra¬≠dos os prin¬≠ci¬≠pais hot√©is, al√©m dos atra¬≠tivos tur√≠s¬≠ti¬≠cos como o lago, as tor¬≠res da Igre¬≠ja sub¬≠m¬≠er¬≠sa, par¬≠que aqu√°ti¬≠co, entre out¬≠ros. O ‚Äúbonde‚ÄĚ tem capaci¬≠dade para 11 pes¬≠soas, com aces¬≠si¬≠bil¬≠i¬≠dade para cadeirantes e tem capaci¬≠dade de atendi¬≠men¬≠to de 120 pessoas/hora, con¬≠sideran¬≠do que o pas¬≠seio leva em m√©dia tr√™s min¬≠u¬≠tos por um per¬≠cur¬≠so com 34% de declivi¬≠dade.

Out­ro destaque do funic­u­lar é que o equipa­men­to ben­e­fi­cia não ape­nas os tur­is­tas, mas tam­bém a própria pop­u­lação da cidade, pes­soas que a tra­bal­ho, por exem­p­lo, pre­cisam faz­er esse deslo­ca­men­to entre a parte baixa e alta da cidade.

‚ÄúDes¬≠de a cri¬≠a√ß√£o do grupo Eco & Eco fomos pio¬≠neiros no desen¬≠volvi¬≠men¬≠to de pro¬≠je¬≠tos ino¬≠vadores e sus¬≠ten¬≠t√°veis. O pro¬≠je¬≠to do Funic¬≠u¬≠lar re√ļne ess¬≠es ele¬≠men¬≠tos e pro¬≠por¬≠cio¬≠nou o desafio de faz¬≠er o in√©di¬≠to. O que nos per¬≠mi¬≠tiu a apli¬≠ca√ß√£o de novas tec¬≠nolo¬≠gias e trouxe o apren¬≠diza¬≠do e a evolu√ß√£o‚ÄĚ, con¬≠ta Wil¬≠son Miguel, dire¬≠tor da empre¬≠sa.

O Funic­u­lar Itá, além de ser o primeiro pro­duzi­do no Brasil com tec­nolo­gia 100% nacional, é ape­nas o segun­do no País. O primeiro encon­tra-se na cidade de San­tos (SP) e foi inau­gu­ra­do em 1927. A Grupo Eco&Eco já tem mais um Funic­u­lar em desen­volvi­men­to na cidade de Ser­ra Negra, inte­ri­or de São Paulo.

It√°

Itá é uma peque­na cidade do oeste de San­ta Cata­ri­na com aprox­i­mada­mente seis mil habi­tantes e já foi con­sid­er­a­da, segun­do o Prêmio Istoé de 2015, uma das 50 mel­hores cidades para se viv­er no país dev­i­do a sua tran­quil­i­dade e povo hos­pi­taleiro. Na primeira metade da déca­da de 1990, a cidade pre­cisou mudar de lugar dev­i­do a uma con­strução de uma hidrelétri­ca nas prox­im­i­dades, o que oca­sio­nou a inun­dação da até então Itá. O que restou da anti­ga cidade foram ape­nas as tor­res da Igre­ja que des­per­tam em meio às águas que invadi­ram o local e hoje se tornaram pon­to turís­ti­co.

O con­sór­cio, respon­sáv­el pela hidrelétri­ca, con­stru­iu um novo municí­pio em uma área mais alta, e com isso a cidade ficou divi­di­da entre parte baixa e a alta.

O Grupo Eco&Eco pres¬≠ta asses¬≠so¬≠ria para o munic√≠¬≠pio de It√° h√° 4 anos e desen¬≠volveu uma s√©rie de a√ß√Ķes para ala¬≠van¬≠car o tur¬≠is¬≠mo de It√° envol¬≠ven¬≠do √≥rg√£os p√ļbli¬≠cos, empres√°rios e a pop¬≠u¬≠la√ß√£o do munic√≠¬≠pio, al√©m de cri¬≠a√ß√Ķes cria¬≠ti¬≠vas e ino¬≠vado¬≠ras como o funic¬≠u¬≠lar.

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