PUBLICIDADE

4.0 - EMPREENDEDORISMO

Startups do Programa Building Blocks passarão por processo no Cubo Itaú

UPIK, DNA Shopper, ConnectData e Agenda BOA são as quatro startups escolhidas para acelerar a dinâmica de inovação aberta e a geração de novos negócios do Grupo Saint-Gobain. As empresas foram selecionadas entre quase 200 inscritas para o Building Blocks, programa de aceleração de startups da multinacional francesa, realizado em parceria com a Liga Ventures. A partir de agora, durante quatro meses, elas passam a receber mentorias exclusivas de executivos da Saint-Gobain e acompanhamento do time de aceleração da Liga, diretamente no Cubo Itaú, maior organização de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, localizado em São Paulo.

“Focamos a nossa seleção em startups com alto potencial de inovação tanto em tecnologias disruptivas, para a eficiência dos processos construtivos, quanto em novos formatos comerciais e apoio à jornada da reforma e construção dos consumidores finais. Ficamos muito satisfeitos com a qualidade das startups e dos projetos apresentados. Agora vamos focar em maximizar esses quatro meses de aceleração para criar sinergias de negócio entre as startups e as marcas do Grupo e mostrar o quanto essa colaboração entre grandes corporações e os ecossistemas de empreendedorismo é fundamental para o crescimento da economia”, revela a Diretora de Marketing e Estratégias Digitais da Saint-Gobain para o Brasil, Lucile Charpentier.

Cada startup terá o apoio regular de um mentor, executivo de um negócio da Saint-Gobain, além de mentorias sobre temas específicos como gestão de equipe, business model, finanças ou ainda marketing digital. “Essa conexão das startups com os times da Saint-Gobain tem um duplo benefício: apoiar esses empreendedores com vivências e experiências reais do mundo dos negócios e ajudar a transformação organizacional de uma grande corporação, colocando suas equipes em contato com a nova economia, suas metodologias de trabalho e novas maneiras de pensar os negócios”, completa Lucile Charpentier.

O foco nos ecossistemas de empreendedorismo e startups é um dos pilares da estratégia de inovação da Saint-Gobain. No Brasil, o Grupo multiplica as interações com importantes hubs, como o Cubo Itaú, InovaBra, Oxigênio, o que contribuiu para o relacionamento com mais de 500 startups ou clusters, e que vem gerando frutos: hoje, mais de 80% dos projetos da área digital da empresa têm a adoção de soluções de startups, que ajudaram na redução de até 50% do tempo de execução dos projetos e 30% dos custos. Este ano, a companhia já iniciou interação com mais de 30 delas, e temos 16 projetos ou proof of concept em andamento.

Foto: Divulgação