PUBLICIDADE

tecnologia

Samsung Gear 360: Um Design Inspirado no Capacete dos Astronautas

A Gear 360, primeira câmera 360 graus da Samsung, permite que os usuários preservem suas memórias de uma forma totalmente inovadora.  Ao mesmo tempo, o dispositivo tem atraído a atenção dos consumidores com o seu formato único e esteticamente agradável. Mas como a Samsung pensou neste design e estrutura?

Os designers Minki Ham, Kyunghan Noh e Woojung Moon compartilharam suas percepções sobre o processo de criação do dispositivo.

Como foi a primeira ideia que vocês tiveram para criar a Gear 360?

Minki Ham: Quando os desenvolvedores do produto pediram um feedback sobre a ideia inicial, o nosso pensamento foi “vale a pena testar”. No início, não tínhamos certeza se o conceito daria certo. No entanto, a crescente indústria de realidade virtual nos tornou cada vez mais confiantes sobre as oportunidades que as câmeras de 360 graus poderiam criar.

Kyunghan Noh: Muitos designers da Samsung Gear 360 trabalharam em projetos de câmera antes, mas não tínhamos um padrão até aquele momento. É uma nova categoria de produto, o que exigiu uma abordagem criativa. Tivemos que começar do zero, porque a experiência de imagem é muito diferente da maioria das câmeras.

Que tipo de desafios vocês tiveram que superar neste projeto?

Kyunghan Noh: Em termos de design, a nossa principal prioridade era criar este novo formato. Precisávamos que a Gear 360 fosse um produto com um olhar totalmente novo, que a diferenciasse dos dispositivos existentes no mercado. Para nós, o desafio foi possibilitar a ela a criação de imagens que eram totalmente diferentes, porém sem perder os elementos essenciais de uma câmera de 360 graus.

Woojung Moon: Visto que a Gear 360 é esférica, os usuários não precisam pensar onde é a parte frontal ou traseira do dispositivo. Mas, como este design era um pouco novo para muitos clientes, as pessoas geralmente nos faziam perguntas como: “Para onde eu devo olhar quando tirar uma selfie?”. Nós também tivemos que decidir onde colocar os botões de exibição e controle, já que uma câmera esférica não tem uma parte frontal.

Como e por que vocês escolheram as cores e materiais para a Gear 360?

Woojung Moon: Em termos de escolha de cor, primeiro tivemos que decidir se a Gear 360 iria ser posicionada como um produto autônomo ou se seria combinada com smartphones Samsung e o Gear VR.  A ideia de desvendar um produto com um novo conceito em uma cor totalmente nova pode ter ajudado a chamar a atenção para a Gear 360.  No entanto, pensamos que, como os usuários podem querer aproveitar o máximo dela ao usar junto com o Gear VR, seria melhor usar o mesmo esquema de cores preto e branco. Em termos de materiais, usamos as melhores soluções para impedir o superaquecimento e também ajudar a aumentar a portabilidade do dispositivo.

Fotos: Divulgação

PUBLICIDADE