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pol铆tica

Projeto incentiva uso de jogos eletr么nicos educativos na pr谩tica pedag贸gica

Um projeto apresentado pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG) altera聽a Lei de Diretrizes e Bases da Educa莽茫o聽(LDB –Lei 9.394, de 1996)聽para incentivar a ado莽茫o de jogos eletr么nicos educativos na pr谩tica pedag贸gica. O PL 5.106/2023 tramita na Comiss茫o de Comunica莽茫o e Direito Digital (CCD). Ainda n茫o h谩 relator designado.

Para Viana, a ado莽茫o de jogos na educa莽茫o “proporciona maior engajamento dos estudantes, adaptabilidade aos diferentes n铆veis de aprendizagem, ambiente seguro de aprendizado, desenvolvimento de habilidades cognitivas e feedback imediato, mostrando-se, assim, uma ferramenta valiosa para enriquecer a experi锚ncia educativa”.

“Os jogos eletr么nicos podem ser adaptados para diferentes n铆veis de complexidade e dificuldade, permitindo que sejam utilizados em diferentes faixas et谩rias e n铆veis de aprendizagem. Proporcionam um ambiente de aprendizado seguro e livre de julgamentos, em que os estudantes podem cometer erros e experimentar diferentes estrat茅gias sem medo de reprova莽茫o, o que encoraja a tentativa e o erro, tamb茅m fundamentais para o processo de aprendizagem鈥, afirma na justificativa.

O senador destaca ainda que os jogos eletr么nicos s茫o “altamente envolventes e motivadores”, ajudando os estudantes a se sentirem mais engajados e entusiasmados em aprender, o que pode aumentar a dedica莽茫o e o interesse.

鈥淥s jogos eletr么nicos podem ser uma 贸tima maneira de desenvolver habilidades cognitivas, como racioc铆nio l贸gico, tomada de decis茫o e resolu莽茫o de problemas. Muitos exigem que os jogadores pensem de forma estrat茅gica e tomem decis玫es r谩pidas, o que pode ajudar no desenvolvimento dessas habilidades鈥, diz o senador.

Fonte: Ag锚ncia Senado