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Mercado

Procon-SP (Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo) comunicou nesta 3ª feira (5.out.2021) que pedirá esclarecimentos ao WhatsApp sobre a queda de mais de 5 horas da plataforma na 2ª feira (4.out). Em uma pane global, o Facebook e o Instagram também registraram falhas.

Segundo o órgão, a multa pode chegar até R$10,7 milhões e é calculada de acordo com a gravidade da infração, a vantagem obtida e o porte da empresa.

Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP, afirmou que “muitas pessoas sofreram prejuízos em razão da prestação deficiente do serviço”. Disse que “só em caso fortuito externo, como um terremoto ou evento muito forte, poderá isentar o WhatsApp de responsabilidade”.

Segundo Capez, “falhas internas não eximem a responsabilidade da prestadora de serviço”.

O diretor explicou também que o consumidor que se sentiu lesado com a pane precisa aguardar as informações prestadas pela empresa ao órgão. “E a manifestado do Procon, eventualmente aplicando multa, ou não, o que definirá a responsabilidade por eventuais danos morais e materiais sofridos”.

Reprodutor de vídeo de: YouTube (Política de PrivacidadeTermos)

O Facebook, que é dono tanto do WhatsApp quanto do Instagram, anunciou no começo da noite de 2ª feira (4.out.2021) a volta gradual do funcionamento das redes sociais em todo mundo. A instabilidade fez com que as ações da empresa caíssem 5,91% na Nasdaq, principal índice tecnológico dos EUA.

O episódio tratou-se de seu pior “apagão” desde 2008, quando um “bug” deixou a rede social fora do ar por um dia inteiro.

TELEGRAM

Telegram anunciou que teve recordes de registros e na atividade de usuários na 2ª feira (4.out.2021), durante a pane que deixou fora do ar o WhatsApp, Facebook e Instagram por cerca de 6 horas. Mais de 70 milhões de usuários se inscreveram no aplicativo depois da queda das 3 redes sociais.

“Estou orgulhoso de como nossa equipe lidou com o crescimento sem precedentes porque o Telegram continuou a funcionar perfeitamente para a grande maioria de nossos usuários. Para os novos usuários, gostaria de dizer: bem-vindos ao Telegram. Não vamos decepcionar vocês como os outros [aplicativos]”, disse o fundador do app, Pavel Durov, nesta 3ª feira (5.out.2021).

Usuários da plataforma, no entanto, relataram instabilidade e lentidão na rede social durante a tarde de 2ª feira (4.out). Entre os aplicativos de mensagens instantâneas, o Telegram virou uma das principais alternativas pelas semelhanças com o WhatsApp. Um levantamento realizado pelo Poder360 em janeiro de 2021 identificou que a plataforma traz mais recursos e facilidade para os usuários.

Ao contrário do WhatsApp, no Telegram é possível editar as mensagens já enviadas, apagar sem deixar rastros e criar grupos com até 200 mil pessoas. O app também se destaca no envio de arquivos, é o único que permite a transmissão de vídeos de longa duração sem cortes e mudanças na resolução da imagem. Eis a íntegra da reportagem que analisa o WhatsApp, Telegram e Signal.

*Com informações de Patrícia Nadir/Poder 360º