PUBLICIDADE

EMPREENDEDORISMO

Na contramão da crise, o setor de franquias prevê expansão de 8% no faturamento e de 3% em número de unidades em 2018. É o que aponta levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Até junho, o franchising brasileiro registrou aumento de 7,4% em sua receita no acumulado dos últimos 12 meses.

As boas perspectivas de mercado têm estimulado o crescimento do setor, inclusive o surgimento de novas oportunidades para micro e pequenas empresas se tornarem franqueadoras. Hoje, (20) quatro desses pequenos negócios irão lançar suas próprias franquias para investidores. Apoiadas pelo programa Minas Franquia, desenvolvido pelo Sebrae Minas, a By Piso (de Belo Horizonte), Meu Waffle (Conselheiro Lafaiete), a Ecopro (Contagem) e Anele Semi jóias( Patos de Minas) decidiram expandir seus negócios.

Durante 12 meses, cada empresa passou por uma análise de diversas etapas, como: identificação do nível de maturidade do negócio, pesquisa se a marca está registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), análise do perfil do empresário, levantamento dos números do mercado de atuação, padronização do atendimento e do modelo de negócio.

“Não teríamos a menor possibilidade de transformar a By Piso em franqueadora”,  não fosse o apoio do Minas Franquia,  afirma Adilma Nunes, proprietária. Ela conta que começou sua trajetória como vendedora em loja de acabamentos, onde percebeu a necessidade de prestar uma consultoria especializada aos clientes. Adilma já fechou um contrato e espera expandir os negócios não só em Belo Horizonte, mas também interior de Minas e São Paulo.

Segundo a analista do Sebrae Minas, Alessandra Simões, o objetivo do programa é fomentar o surgimento de franquias mineiras entre empresas bem-estruturadas, com know how para fazer parte do segmento de franchising e dividir a experiência e os riscos de mercado com outros investidores.

Durante evento, que será aberto ao público às 19h, na sede do Sebrae Minas (Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada) serão realizadas duas palestras. A primeira com a Diretora Regional da ABF Minas Gerais, Danyelle Van Straten, que vai falar sobre o mercado de franchising e a segunda com o empresário Adilson Ladeira, da Hakuna Batata, que participou do Minas Franquia em 2015.

Foto: Divulgação