PUBLICIDADE

1.0 - RADAR3.0 - NEG脫CIOScarros & motos

Onix pode ser retirado do mercado ap贸s nota zero em teste

 

Horas ap贸s serem divulgados os resultados dos testes de seguran莽a feitos pelo Latin NCAP com o聽Chevrolet Onix, a PROTESTE (Associa莽茫o de Defesa do Consumidor) informou que pedir谩 a retirara do modelo no mercado brasileiro 鈥 do qual 茅 lider desde 2015.

O carro n茫o recebeu nenhuma estrela na avalia莽茫o de prote莽茫o para adultos e tr锚s estrelas (entre cinco poss铆veis) para a prote莽茫o de crian莽as.

Parceira do Latin NCAP, a PROTESTE explica que o desempenho estrutural do Onix no impacto lateral mostrou um grande deslocamento (penetra莽茫o) da coluna B, dentro do compartimento do passageiro, significativamente maior que no Fiat Palio e Peugeot 208 anteriormente testados.

鈥淥 Onix foi o 煤nico que registrou valores que ultrapassam os limites biomec芒nicos permitidos para o peito no teste de colis茫o鈥, diz a associa莽茫o. 鈥淧rovavelmente, devido a seu pobre desempenho estrutural, a situa莽茫o n茫o mudaria nem mesmo incluindo airbags laterais鈥.

Segundo Sonia Amaro, advogada da PROTESTE, reinvindica莽玫es ser茫o feitas junto ao Minist茅rio P煤blico e 脿 Secretaria Nacional do Consumidor (entre outros 贸rg茫os competentes) para que o modelo seja retirado do mercado brasileiro.

Veja abaixo a declara莽茫o do gerente de rela莽玫es institucionais e m铆dia da PROTESTE, Henrique Lian:

鈥溍 uma ofensa 脿 intelig锚ncia do consumidor que a General Motors, que afirma que o Onix 茅 baseado numa plataforma global, n茫o tenha tido 锚xito na vers茫o avaliada pelo Latin NCAP. De acordo com os resultados do teste foi verificado que o carro n茫o seria aprovado pela regula莽茫o da ONU (UN95), nem pela Norma Federal de Seguran莽a Veicular dos EE.UU. (FMVSS214), aplicados na Europa e nos Estados Unidos respectivamente.

N茫o consideramos que a Am茅rica Latina seja dep贸sito para carros fora dos padr玫es exigidos, no entanto, infelizmente, n茫o parece ser a opini茫o da GM. A PROTESTE, diante dos resultados decepcionantes do Onix, pedir谩 a sua retirada do mercado鈥.

 

Fonte: Quatro Rodas

Foto e video: Reprodu莽茫o

PUBLICIDADE