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3.0 - NEG√ďCIOS

Localização inteligente pode ajudar os negócios

Informa√ß√Ķes e dados s√£o cada vez mais primordiais para os neg√≥cios, a maioria das empresas est√£o usando solu√ß√Ķes de intelig√™ncia de neg√≥cios para analisar dados, por√©m ainda s√£o poucas que entendem que os dados espaciais podem ser traduzidos em sistemas empresariais e informa√ß√Ķes sobre o mercado.

Ao integrar a localiza√ß√£o inteligente com Business Inteligence as empresas podem visualizar, analisar e extrair dados mais completos de regi√Ķes, vendas e clientes, e assim tomar decis√Ķes mais assertivas e impulsionar os neg√≥cios. A Pitney Bowes √© l√≠der em solu√ß√Ķes de an√°lise geoespacial, reconhecida recentemente pela Forrester como L√≠der no The Forrester Wave‚ĄĘ: Geospatial Analytics Tools And Platforms no terceiro trimestre de 2016.

Utilizando todo seu conhecimento geoespacial a Pitney Bowes separou 6 formas de como agregar analise inteligente de informa√ß√Ķes geogr√°ficas pode transformar seu neg√≥cio.

  1. Planejamento de expans√£o ‚Äď Agregar dados e informa√ß√Ķes geogr√°ficas na hora de planejar a expans√£o do seu neg√≥cio gera muito mais precis√£o na hora de escolher uma determinada regi√£o. Por meio dessas informa√ß√Ķes √© poss√≠vel identificar os servi√ßos que mais s√£o escassos em uma determinada regi√£o, ou at√© mesmo locais onde tenha uma maior concentra√ß√£o de um determinado p√ļblico que √© de interesse do seu neg√≥cio.
  2. Gest√£o de franquias e filiais ‚Äď Quando se investe em uma franquia, normalmente o contrato estabelece um territ√≥rio de sua atua√ß√£o e quantas unidades da mesma franquia far√£o parte dela. Para que essa divis√£o seja de fato efetiva e rent√°vel, ela precisa ser definida com base em uma an√°lise precisa das informa√ß√Ķes geogr√°ficas e socioecon√īmicas da regi√£o. Ferramentas GIS podem compor o cen√°rio ideal para determinar um territ√≥rio favor√°vel aos seus neg√≥cios e dos franqueados.
  3. Gest√£o de franquias e filiais ‚Äď A empresa pode selecionar o ramo de seu interesse em uma regi√£o, por exemplo. Atrav√©s de um melhor entendimento e compreens√£o da zona de com√©rcio da regi√£o e avaliar seu desempenho relativo. Se a an√°lise do perfil demogr√°fico da regi√£o apontar que h√° mais de R$100 milh√Ķes em potencial de neg√≥cios na √°rea, mas seu neg√≥cio no local s√≥ est√° gerando R$10 milh√Ķes, avalia√ß√£o mais aprofundada pode ser conduzida para entender melhor esse d√©fice. A empresa pode reavaliar a lideran√ßa local, os produtos dispon√≠veis, servi√ßos oferecidos, entender melhor posi√ß√£o competitiva da empresa no mercado, e reavaliar as metas para o neg√≥cio.
  4. Controle de estoque ‚Äď Cada popula√ß√£o de determinada regi√£o tem suas caracter√≠sticas pr√≥prias, em grandes metr√≥poles essas caracter√≠sticas podem variar de bairro para bairro, o p√ļblico que frequenta a Vila Madalena pode ser diferente do p√ļblico que frequenta a Rua Augusta, por exemplo. Isso interfere diretamente nos produtos que s√£o consumidos por eles, por isso, ter esse conhecimento pr√©vio √© fundamental para expandir e ter um estoque com produtos focados para o p√ļblico da regi√£o de cada neg√≥cio.
  5. Log√≠stica inteligente ‚Äď Ferramentas GIS ajudam as empresas a planejar melhor sua log√≠stica. Com base no cruzamento de informa√ß√Ķes de transito, informa√ß√Ķes geogr√°ficas e at√© mesmo do clima, √© poss√≠vel definia a melhor rota para a entrega de determinado produto. Nem sempre o caminho mais curto √© o com melhor custo benef√≠cio, por isso ter as informa√ß√Ķes sempre atualizadas e utilizando-as de maneira correta para planejar as melhores rotas, evitando pontos de risco, melhores hor√°rios para trafegar, visando atender as necessidades de seus neg√≥cios.
  6. Relacionamento com clientes ‚Äď O geo-fence √© uma tecnologia que te permite criar um raio em volta de um determinado ponto de seu interesse, quando um usu√°rio cadastrado em sua base de dados passar por esse per√≠metro ele recebe uma notifica√ß√£o em seu dispositivo m√≥vel, essa notifica√ß√£o pode ser um convite, uma promo√ß√£o, qualquer informa√ß√£o que seja do interesse dos seus neg√≥cios. O geo-fence pode ser aplicado a qualquer modelo de neg√≥cio, agregando mais uma forma de interagir com os clientes. No varejo essa tecnologia ajuda sua equipe de venda por exemplo, ao captar a entrada de um cliente na loja o sistema envia ao vendedor informa√ß√Ķes relevantes sobre o cliente, seu nome, que tipos de produto compra, quais intera√ß√Ķes ele j√° teve com a marca, etc. Informa√ß√Ķes a fim de transformar o atendimento em algo ainda mais personalizado e moldado para o cliente.

Foto: Reprodução

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