PUBLICIDADE

3.0 - NEG√ďCIOS

Saiba qual é a empresa que mais produz valor aos stakeholders

A Embraer é eleita pela segunda vez consecutiva a companhia do setor industrial que mais produz valores tangíveis e intangíveis aos seus stakeholders, conforme aponta a edição 2016 do ranking Mais Valor Produzido (MVP) Brasil, desenvolvido pela consultoria nacional DOM Strategy Partners.

Com o objetivo de avaliar a capacidade das institui√ß√Ķes em gerar e proteger valor n√£o apenas para si, mas tamb√©m para seus clientes, consumidores, acionistas, funcion√°rios e sociedade, o levantamento mensurou ativos como Efic√°cia da Estrat√©gia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governan√ßa Corporativa, Sustentabilidade, Gest√£o de Talentos, Cultura Corporativa, Inova√ß√£o, Conhecimento, Grau de Transforma√ß√£o e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.

O CEO da DOM Strategy Partners, Daniel Domeneghetti, explica que neste ano o desafio do estudo foi entender como o mercado industrial se comunicou com os seus principais p√ļblicos diante da crise econ√īmica, uma vez que o setor teve um recuo 9,1% no primeiro semestre de 2016, de acordo com dados do IBGE.¬† ‚ÄúSe compararmos os resultados de 2015, a Embraer teve um queda na m√©dia deste ano por conta da economia estagnada que impactou diretamente na fluidez da comunica√ß√£o com os seus stakeholders, mantendo-se na lideran√ßa‚ÄĚ, explica o executivo.

A Embraer neste ano teve a pontua√ß√£o de 8,06, nove d√©cimos a menos do que em 2015. A Duratex, segundo lugar tamb√©m no ano passado, saltou de 7,92 para 8,02. A Philips entra no lugar da Gerdau e estreia no ranking em terceiro lugar com 8,01. Outra estreante, a Votorantim, ocupa o quarto lugar com 7,92. A vaga era da Fibria na √ļltima edi√ß√£o, que neste ano ficou na quinta posi√ß√£o, fechando o MVP com a nota 7,90.

Para viabilizar a pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e tangibilizado pelos stakeholders.

O levantamento e o resultado anal√≠tico tamb√©m uniu uma s√©rie de intera√ß√Ķes, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes p√ļblicos das empresas mais relevantes dos setores. J√° a resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses p√ļblicos foi feita a partir da quantifica√ß√£o das quatro dimens√Ķes que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputa√ß√£o (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.

 

TOP 5 – Mais Valor Produzido / Ind√ļstria – 2016

 

Mais Valor Produzido Ind√ļstria – 2016 Nota Mais Valor Produzido Ind√ļstria – 2015 Nota
Embraer 8,06 Embraer 8,14
Duratex 8,02 Duratex 7,92
Philips 8,01 Gerdau 7,91
Votorantim Cimentos 7,92 Fibria 7,86
Fibria 7,90 Plascar 7,83

 

PUBLICIDADE