PUBLICIDADE

1.0 - RADARpolítica

Moro espera “melhor decis√£o” do STF em rela√ß√£o ao caso Lula

O juiz S√©rgio Moro afirmou na noite desta segunda-feira (26) esperar que o Supremo Tribunal Federal “tome a melhor decis√£o” no julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz In√°cio Lula da Silva, condenado em segunda inst√Ęncia a 12 anos e 1 m√™s de pris√£o. “Eu nem sequer tenho op√ß√£o de cumprir ou n√£o cumprir”, disse o magistrado sobre a ordem de pris√£o do ex-presidente.

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o magistrado voltou a defender o início da execução penal após a condenação em segundo grau. Moro disse, porém, que se o entendimento firmado pelo Supremo em 2016 for alterado, existem alternativas para que a execução penal antes de esgotados todos os recursos seja permitida.

“Pode-se cobrar dos candidatos √† Presid√™ncia qual √© a posi√ß√£o em rela√ß√£o √† impunidade e quais medidas eles pretendem estabelecer. Pode ser justamente substituir por uma emenda constitucional”, afirmou o juiz. Para Moro, “uma revis√£o desse precedente (pris√£o ap√≥s condena√ß√£o em segunda inst√Ęncia) passaria uma mensagem errada”.

Sobre a poss√≠vel pris√£o do petista, Moro disse que n√£o tem como escolher. “A pris√£o vai depender do Supremo. Se vier para mim, nem sequer tenho op√ß√£o.” Moro ainda elogiou os ministros da Corte Celso de Mello e Rosa Weber – apontada como fiel da balan√ßa na an√°lise do habeas corpus de Lula.

Fonte: Jornal do Brasil/Estad√£o

PUBLICIDADE