A Hyundai divulgou que 5 carros autônomos e elétricos movidos a célula de hidrogênio concluíram uma viagem de testes de 190 km pela Coreia do Sul. É a primeira vez que veículos com esse tipo de fonte de energia são equipados com a tecnologia que dispensa motorista.
A fabricante afirmou que os motoristas que acompanharam os trajetos não precisaram assumir o controle em nenhuma situação durante a jornada.
Dos veículos que participaram do teste, 3 são baseados no Nexo, próximo SUV da Hyundai, apresentado na CES, maior feira de tecnologia do mundo, no mês passado, nos Estados Unidos.
A plataforma do Nexo será usada para outros modelos “verdes” – a Hyundai espera ter 18 novos veículos com esta proposta até 2025.
Para a Hyundai, os carros autônomos chegarão às ruas em 2021, mas somente para áreas com infraestrutura adequada. Em nível comercial, eles só devem ganhar espaço a partir de 2030.
O carro a hidrogênio é basicamente elétrico. A grande diferença, no entanto, está no modo como a energia é gerada.
Em vez de carregar o carro na tomada, para ter uma nova carga na bateria, há um tanque de hidrogênio, que, após um processo químico, se transforma em energia para o motor elétrico.
E o resultado desta “queima” é água, que sai pelo escapamento, em vez de gases nocivos como nos motores a combustão.
Fonte: G1