PUBLICIDADE

1.0 - RADAR

Inscrições abertas para exame que dá certificado do ensino médio

As inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), prova que substituirá o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na função de certificação para o ensino médio, começaram às 10h desta segunda-feira (07). Os interessados podem fazer as inscrições gratuitamente.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realizou algumas mudanças no Encceja deste ano. A principal delas é que, antes programado para o dia 8 de outubro, o exame acontecerá no dia 22 de outubro.

Para realizar a prova, o participante deve ter mais de 15 anos de idade para tentar a certificação do diploma do ensino fundamental; e a partir de 18 anos para tentar o diploma do ensino médio.

No ato da inscrição, o estudante deve informar o seu CPF e o número da cédula de identidade. Em caso de pessoas que estejam em sistemas prisionais e jovens sob medida socioeducativa, o responsável pedagógico deve, obrigatoriamente, informar o CPF do interessado.

O estudante pode acessar mais informações sobre a prova pelo site do Inep. Além da página do Encceja, o participante pode contatar a Central de Atendimento ao participante do MEC (Ministério da Educação).

Confira as datas do Encceja:

Encceja Nacional

Inscrições: 7 a 18 de agosto

Aplicação: 22 de outubro

Locais de prova: 564 locais distribuídos em todas os Estados brasileiros

 

Encceja Nacional PPL (pessoas privadas de liberdade)

Adesão das unidades: 14 a 25 de agosto

Inscrições: 21 de agosto a 1º de setembro

Aplicação: 24 e 25 de outubro

 

Encceja Exterior

Inscrições: 3 a 17 de julho

Aplicação: 10 de setembro

Locais de prova: Estados Unidos (Boston e Nova Iorque), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota), Holanda (Amsterdã)

 

Encceja Exterior PPL

Inscrições: 3 a 17 de julho

Aplicação: 11 a 22 de setembro

Locais de prova: Guiana Francesa (Caiena) e Japão (Tóquio)

 

Foto: Reprodução

Fonte: UOL/Folha/Exame

PUBLICIDADE