A Honda mostrará a linha 2017 do HR-V durante a 29ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo. A principal novidade para o modelo é a inédita versão Touring, que chega ao mercado para ser a opção mais sofisticada do SUV mais vendido da Honda no Brasil. São alterações que reforçam o visual inovador do HR-V e que ampliam o conforto e a segurança, com equipamentos únicos.
Externamente, a versão Touring diferencia-se pelos novos faróis em LED, com luzes diurnas de rodagem (DLR). Além de ampliarem a iluminação, o novo conjunto óptico também destaca o desenho diferenciado do HR-V. As lanternas traseiras com guias de LED, acompanham as mudanças e ganham novo desenho. Internamente, a versão mais luxuosa recebe acabamentos cromados nas portas e novos equipamentos que ampliam o conforto e a comodidade, como sensores de chuva e de estacionamento traseiro, retrovisor interno fotocromático e airbags laterais do tipo cortina.
Como aprimoramentos para toda gama, o veículo recebeu na linha 2017, apresentada em setembro, um novo revestimento para as laterais de portas, mais resistente e refinado, controles de som no volante também na versão LX e ganchos para a fixação dos tapetes no assoalho. O LX manual passa a trazer rodas de liga leve de 17 polegadas de série.
O HR-V EX ganha ar-condicionado digital automático, paddle-shifters para a troca de marchas (sete marchas simuladas no CVT) e aprimoramentos no sistema de áudio, com a adição de dois tweetters nas colunas dianteiras. A versão EXL passa a trazer, além dos itens de série que já possuía, faróis com acendimento automático.
A receita do HR-V traz a combinação de diversas qualidades: a começar pelo design de um cupê, que une a funcionalidade de uma minivan com a postura robusta de um SUV. Soma-se a isso seu posicionamento urbano inovador, alta qualidade construtiva, segurança, motorização eficiente e versatilidade de uso, que tornaram o modelo uma nova referência em seu segmento.
Máximo aproveitamento de espaçoO interior do Honda HR-V une sofisticação, conforto, versatilidade e grande espaço para os passageiros e carga, uma combinação de valores exclusivos para o mercado brasileiro.
Desenvolvido sob a filosofia “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina”, o HR-V revoluciona o aproveitamento do espaço interno, graças ao sistema ULT (Utility Long Tall – Utilitário Longo Alto) de arranjo dos assentos, que possibilita flexibilidade total na configuração de bancos, mantendo ótimo espaço no porta-malas, com 437 litros. Com 4.295 mm de comprimento, 1.586 mm de altura, 2.610 mm de entre-eixos, 1.770 mm de largura o HR-V traz ainda posicionamento central do tanque de combustível o proporciona ainda melhor distribuição de peso e também favorece o espaço interno.
Tecnologias inéditasO HR-V é o primeiro veículo produzido no Brasil a trazer freio de estacionamento eletrônico (EPB) e sistema Brake Hold de série. Com essa tecnologia, se o motorista acionar o freio e mantiver o carro parado por um longo período, como em um congestionamento, o controle elétrico do freio de estacionamento é automaticamente ativado. Mesmo que o condutor tire o pé do pedal, o veículo permanecerá freado e, ao acelerar, o freio é automaticamente liberado, oferecendo mais conforto em trânsito urbano.
Segurança totalO HR-V teve sua segurança comprovada ao conquistar classificação máxima nos testes do Latin NCAP, com cinco estrelas em relação à proteção dos ocupantes adultos e de crianças.
Todas as versões trazem, de série, controle de tração e estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering). Esse dispositivo analisa o comportamento do carro em uma saída de trajetória em uma curva, auxiliando o motorista na retomada do controle do veículo, favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção.
O modelo é equipado com assistente de partida em rampa HSA (Hill Start Assist), que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em aclives. A versão Touring é equipada com airbags frontais, laterais e laterais do tipo cortina.
Desempenho superiorO HR-V traz o propulsor i-VTEC 1.8 SOHC, que adota a moderna tecnologia FlexOne, dispensando o tanque auxiliar para partida a frio, garantindo um acionamento do motor de forma rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura ambiente. Eficiente, esse conjunto mecânico recebeu nota A na medição de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Conpet.
Esse motor gera potência máxima de 140 cv a 6.500 rpm e torque de 17,44 kgfm a 4.800 rpm com a utilização de gasolina – quando abastecido com etanol, são 139 cv a 6.300 rpm e 17,44 kgfm a 5.000 rpm. Além da opção de transmissão manual com seis velocidades (exclusiva para a LX), o HR-V traz a opção de transmissão do tipo CVT (Continuously Variable Transmission – Transmissão Continuamente Variável) para as demais versões. A EXL possui paddle shift (aletas no volante) e sete marchas simuladas, para uma condução ainda mais dinâmica.
Conforto e tecnologia
O interior do Honda HR-V, com console central elevado e painel de instrumentos moderno e de fácil leitura, transmite a sensação de um cockpit. O uso de materiais macios ao toque proporciona uma atmosfera elegante e, nas versões EX, EXL e Touring, o ar-condicionado é digital, com comandos touch screen, o que confere ainda mais requinte ao modelo.
Nas versões EXL e Touring, o sistema multimídia com monitor multi touchscreende 7” e navegador integrado ao painel com software de última geração, contendo informações de trânsito das principais capitais do país. O hardware possibilita ainda conexão Wi-Fi (via hotspot) com o uso de browser para acesso à internet e conexão Bluetooth para chamadas telefônicas e reprodução de áudio. Todas as versões são equipadas com HFT (Hands Free Telephone) por meio de comandos no volante, evitando que o motorista se distraia ou precise tirar as mãos da direção ao atender uma chamada.
A nova versão Touring do HR-V estará disponível nas concessionárias da marca em março de 2017. Já as versões LX, EX e EXL na linha 2017 já estão à venda em todo o Brasil. O HR-V está disponível nas cores Marrom Júpiter Metálico, Cinza Barium Metálico, Prata Platinum Metálico, Branco Taffetá, Vermelho Mercúrio Perolizado e Preto Cristal Perolizado. A versão Touring irá inaugurar a inédita cor Branco Estelar Perolizado no HR-V.
A garantia dos produtos Honda é de três anos sem limite de quilometragem.
Fotos: Divulgação
Deixe um comentário