(Crédito: Divulgação)
O ministro da Economia, Paulo Guedes, deve ser ouvido na próxima semana, em audiência pública, na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania para esclarecer pontos da proposta de reforma da Previdência, que foi encaminhada pelo governo à Câmara dos Deputados na forma da proposta de emenda à Constituição (PEC) 6/2019.
Ontem (26), durante reunião extraordinária do Fórum de Governadores no Palácio do Buriti, em Brasília, o ministro pediu o empenho dos governadores na aprovação de proposta do sistema previdenciário. Segundo o ministro, a agilidade no processo de aprovação da Nova Previdência é fundamental para que o governo federal possa retomar outras agendas que auxiliarão estados e municípios.
“Apesar da crise, o grau de maturidade que tenho observado na classe política me deixa absolutamente otimista. Tenho visto todos muito comprometidos com a ideia de mudar e fazer o melhor para o Brasil”, disse Guedes.
O ministro assegurou aos governadores que o governo federal está empenhado em ajudar estados e municípios a recuperarem seu poder fiscal. Guedes mencionou que a equipe econômica está empenhada em lançar medidas para socorro financeiro dos estados como o Plano de Equilíbrio Financeiro (PEF), coordenado pelo secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida. Além disso, o ministro falou sobre as privatizações como uma forma de socorro às receitas estaduais.