O novo governador de São Paulo, João Doria, terá seu governo fiscalizado por inteligência artificial, a partir do ano que vem. A ideia é do deputado estadual eleito, Daniel José (Partido Novo), que irá instalar em seu gabinete, já no começo de seu mandato, um sistema sincronizado com informações do governo estadual, que analise dados do Executivo para avaliar políticas públicas e seus impactos.
De acordo com o deputado, a tecnologia possibilitará, por exemplo, a fiscalização em tempo real de gastos do orçamento, de obras públicas, de novos contratos, de aditivos e detalhes da Secretaria da Fazenda. “Fui eleito para fiscalizar o Executivo e faremos isso, muito bem, por meio de data Science. Seremos um gabinete “Data Driven”, define Daniel José.
O deputado destaca que o sistema, também, irá permitir o compartilhamento das informações para qualquer pessoa. “Com isso, poderemos ouvir e compreender a sociedade, mensurar estratégias de atividade legislativa, além de ter uma visão de 360 graus de todo o mandato, e identificar qual o nicho e perfil de público que será atingido”, esclarece.
“Quando o sistema detectar qualquer suspeita ou movimentação anormal, a idéia é que os especialistas façam a checagem e a cobrança no Executivo”, esclarece Daniel, que foi o deputado estadual mais votado do Partido Novo em São Paulo, com 183.480 votos.
Para a instalação do software, dois profissionais serão contratados por meio de processo seletivo. Um data scientist, que terá a função de captação de dados e automatização da análise, e um analista legislativo, com a função efetiva de fiscalização do Executivo, analisando contratos, orçamento e políticas públicas.