A operação de franquias por meio de quiosques vem se consolidando como uma alternativa de menor investimento, de mais fácil operação e ganhando espaço em diferentes ambientes públicos. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), os quiosques representam cerca de 7% das unidades de franquia em operação no País.
Nesta área, uma boa opção para investir é a Hashtec, microfranquia de reparos rápidos de celulares, que oferece modelos de negócio com investimento a partir de R$ 30 mil. A estrutura é de fácil montagem comparado a uma loja, possui 7m², o volume de estoque é menor e necessita de dois a três funcionários no máximo (o técnico e o atendente). A proposta da rede de franquia é trabalhar no segmento “fast repair”, em que o serviço é realizado em até 30 minutos.
Além do reparo rápido, a marca realiza venda de diversos acessórios, como fones de ouvido, caixas de som, película protetora e aparelhos refabricados em perfeitas condições de uso.
Hoje, a Hashtec possui um quiosque em operação no Shopping Metrô Tatuapé, em São Paulo, e em breve irá inaugurar mais duas unidades com este perfil em importantes pontos da cidade. A marca pertence ao Grupo PLL, rede de assistências técnicas autorizadas de celulares com mais de 13 anos no mercado, que realiza mais de 40 mil reparos por mês e conta com cerca de 600 colaboradores.
“A vantagem de ter um quiosque é a visibilidade. Por estar instalado no meio do corredor possui fácil acesso e grande volume de possíveis clientes passam ao redor. Outra vantagem é o atendimento rápido”, explica Lucas Linhares, sócio-diretor da Hashtec e do Grupo PLL. Segundo ele, além de poder ser instalado em shopping centers, o quiosque também é indicado para aeroportos, estações de metrô, terminais de ônibus, supermercados, galerias e centros empresariais.
Foto: Divulgação