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7.0 - MANUALcarros & motosviagem

Feriado: veja dicas de segurança para os pneus de seu veículo

Para quem vai aproveitar os feriados de abril de Tiradentes e 1¬ļ de Maio, √© hora de come√ßar a fazer as malas e checar os detalhes da viagem. Se voc√™ est√° pensando em pegar a estrada de carro, uma parte important√≠ssima dos preparativos √© a verifica√ß√£o do ve√≠culo que ser√° usado. Entre os itens que precisam passar por uma revis√£o est√£o os pneus. E para ajudar os motoristas nesta tarefa, a ANIP (Associa√ß√£o Nacional da Ind√ļstria de Pneum√°ticos) reuniu algumas informa√ß√Ķes importantes sobre o assunto.

 

Como saber se est√° na hora trocar os pneus?

Para ajudar os motoristas a identificar quando est√° na hora de trocar o pneu, existe um indicador que fica na pr√≥pria banda de rodagem, a parte do pneu que entra em contato com o solo. A banda √© onde est√° o “desenho” do pneu, como os motoristas costumam chamar. O indicador tem um nome que poucos conhecem, mas √© muito simples de achar. Tecnicamente, ele √© chamado de “Tread Wear Indicator” (TWI). √Č uma sali√™ncia de borracha com altura de 1,6 mm que √© colocada dentro do sulco do pneu. Quando o desgaste do pneu atinge esse indicador, significa que j√° est√° no limite de seguran√ßa e √© hora de troc√°-lo.

 

O que fazer antes de pegar a estrada?

Em primeiro lugar, o motorista deve checar se o pneu n√£o est√° pr√≥ximo da marca de 1,6 mm, como explicado no item acima. Se estiver, a troca deve ser providenciada antes da viagem. Vale considerar que se for uma viagem longa e o motorista verificar que o pneu est√° quase chegando na marca de seguran√ßa, mas ainda daria para rodar um pouco mais, o mais seguro √© trocar antes da viagem para evitar que o pneu fique careca no meio do caminho. O motorista tamb√©m n√£o deve se esquecer do estepe. Ele tem que estar em boas condi√ß√Ķes e pronto para o uso no caso de necessidade de troca.

 

Como calibrar?

Os pneus devem ser calibrados semanalmente de acordo com a indica√ß√£o do manual do ve√≠culo e indica√ß√Ķes do fabricante. Antes de viajar, certifique-se sempre que a press√£o dos pneus esteja regulada. Se for uma longa viagem, com o ve√≠culo a plena carga, isto √©, com condutor mais 3 ou 4 passageiros e bagagens, consulte novamente o Manual, pois conforme o ve√≠culo, a press√£o dos pneus dever√° ser aumentada ou poder√° sofrer altera√ß√Ķes dependendo se os pneus s√£o dianteiros ou traseiros. Lembre-se que ve√≠culo com a press√£o errada tem seu desempenho comprometido. A baixa press√£o √© especialmente nociva, pois torna a dire√ß√£o pesada, aumenta o consumo de combust√≠vel e o desgaste dos pneus. A press√£o dever regulada com os pneus frios.

 

Balanceamento e alinhamento

O controle do balanceamento dos pneus e o alinhamento das rodas do ve√≠culo devem ser realizados a cada 10 mil quil√īmetros rodados, quando surgirem vibra√ß√Ķes, na troca ou no conserto do pneu, quando o ve√≠culo sofrer impactos na suspens√£o, quando apresentar desgastes irregulares, quando forem substitu√≠dos componentes da suspens√£o ou quando o ve√≠culo estiver puxando para um lado.

 

Segurança na chuva

Chuva e pneu careca formam uma combinação perigosa. A aquaplanagem ocorre, por exemplo, quando a quantidade de água retida na área de contato entre pneu e pista supera a capacidade de escoamento dos sulcos da banda de rodagem do pneu. Forma-se então uma película de água entre o pneu e a pista e ocorre a perda do contato. Se os sulcos já estão gastos e o pneu está careca, a ocorrência de aquaplanagem é quase certa.

Quanto menor a profundidade dos sulcos da banda de rodagem, maior a probabilidade de aquaplanagem em caso de fortes chuvas e em pistas de estradas com má ou irregular drenagem das águas pluviais. Com os pneus carecas o risco é gravíssimo. Portanto, é importante estar sempre com os pneus em ordem. E em caso de fortes chuvas, seja como for, por uma questão de segurança é sempre recomendável reduzir a velocidade.

 

Escolhendo o pneu adequado

Pneus de autom√≥veis s√£o desenvolvidos para fazer parte das caracter√≠sticas do autom√≥vel, seja ele um ve√≠culo pequeno e econ√īmico ou um esportivo de alto desempenho. Diferentes ve√≠culos, portanto, necessitam de pneus de concep√ß√Ķes absolutamente diferentes e coerentes com as exig√™ncias de cada um. Para saber o pneu adequado para um ve√≠culo, o propriet√°rio deve consultar o manual do ve√≠culo, onde o fabricante indica o tamanho ou os tamanhos de pneus adequados e seus √≠ndices de carga e velocidade.

 

Foto: Reprodução

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