PUBLICIDADE

tecnologia

Estudo aponta que tempo de utilização de TV entre os Brasileiros é via streaming

 - REVISTA MAISJR

(Crédito: Divulgação) 

A DEMANDA, empresa brasileira de pesquisas de mercado, recentemente divulgou um estudo realizado em 15 pa√≠ses, incluindo o Brasil, no qual monitora a posse, frequ√™ncia e utilidade de aparelhos eletr√īnicos, servi√ßos de streaming e cabo. Os resultados confirmam a tend√™ncia mundial da presen√ßa massiva da mobilidade, apontando o smartphone no primeiro lugar do ranking de posse e tamb√©m de frequ√™ncia de uso. Os dados tamb√©m verificam o crescimento do consumo de TV via streaming, no Brasil, onde 37% do tempo de utiliza√ß√£o de TV dos entrevistados √© nesse formato, ficando acima da m√©dia mundial que √© de 29%.

O estudo tamb√©m mostra que as smart TVs, no 5¬ļ lugar com 74%, est√£o tomando definitivamente o espa√ßo das TVs tradicionais, que est√£o na 13¬™ coloca√ß√£o em 28% dos lares. Esta, fica atr√°s at√© de outros aparelhos como aparelhos de DVD, tocadores de CD e de MP3.

‚ÄúObservando o ranking fica claro que aparelhos com conex√£o √† internet v√£o ocupando o topo da lista e, consequentemente, impulsionando o consumo de servi√ßos de streaming que no Brasil j√° tem um percentual de uso maior que a m√©dia mundial‚ÄĚ, comenta Gabriela Prado, diretora executiva da empresa e respons√°vel pela pesquisa.

Conte√ļdo mais consumido pelos brasileiros¬†

De acordo com a amostra, o conte√ļdo mais consumido pelos brasileiros s√£o not√≠cias, citadas por 89% dos entrevistados. Logo ap√≥s est√£o as redes sociais, acessadas por 84% dos usu√°rios de aparelhos eletr√īnicos. ‚ÄúN√ļmeros importantes de serem observados em uma √©poca de grande discuss√£o acerca do compartilhamento desenfreado de fake news‚ÄĚ, destaca Gabriela.

O canal mais citado pelo qual os entrevistados consomem notícias foram os smartphones com 80%; seguido pelo computador, com 67%. Com queda na intenção de uso, jornais e revistas ainda foram mencionados por 60% dos entrevistados ficando na 3ª colocação.

Para as tendências de uso no futuro, daqui a cinco anos Рdentre aqueles que utilizam o smartphone, 55% acreditam que estarão usando ainda mais o aparelho. Em contrapartida, 30% dos leitores de jornais e revistas afirmam que não estarão mais utilizando estes canais, nesse período.

Whatsapp é utilizado por 99% dos entrevistados

Em rela√ß√£o ao comportamento dos usu√°rios nas redes sociais – o Whatsapp ainda √© o mais utilizado, ficando em primeiro lugar no ranking citado por 99% dos entrevistados. ‚Äú√Č importante destacar que esta √© uma realidade muito espec√≠fica dos brasileiros, j√° que na m√©dia mundial o aplicativo de troca de mensagens fica apenas em 5¬ļ lugar lembrado por 37% dos entrevistados. Na m√©dia global o campe√£o √© o Facebook, com 67% de penetra√ß√£o‚ÄĚ, alerta a diretora executiva.

No Brasil, o Facebook fica em 2¬ļ lugar com 70%. Mesmo estado atr√°s do Whatsapp, a primeira rede social de Mark Zukerberg √© utilizada em percentual superior √† m√©dia global. Seguido pelo Instagram, na 3¬™ posi√ß√£o com 63%.