PUBLICIDADE

política

Empres√°rio Salim Mattar vai comandar Secretaria de Privatiza√ß√Ķes

O empres√°rio Salim Mattar, s√≥cio e presidente do conselho de administra√ß√£o da locadora de carros Localiza, vai assumir a futura Secretaria de Privatiza√ß√Ķes¬†no governo do presidente eleito¬†Jair Bolsonaro. Essa secretaria, que ser√° vinculada ao futuro Minist√©rio da Economia, deve cuidar das vendas de ativos do governo, como im√≥veis ou subsidi√°rias de estatais. A assessoria de imprensa do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, divulgou nota afirmando que o empres√°rio aceitou o convite.

A informação de que Mattar havia sido sondado para o posto foi antecipada na edição desta sexta-feira, 23, do Estado pelas repórteres Renata Agostini e Adriana Fernandes e, segundo informou a colunista Sonia Racy, o martelo foi batido numa reunião na manhã de hoje entre o empresário e Paulo Guedes, futuro ministro da Economia.

Defensor do ideário liberal e conselheiro do Instituto Millenium, ele nasceu na cidade mineira de Oliveira e é formado em administração de empresas. Ele chegou a ser sondado pelo partido Novo, para disputar o governo de Minas Gerais. O Palácio da Liberdade seria conquistado pelo Novo, mas com o também empresário Romeu Zema.

O empresário, de 69 anos, é considerado um ativista da doutrina liberal e ajudou a financiar a tradução para o português da obra A Revolta de Atlas, de Ayn Rand, uma filósofa russa naturalizada americana, ficção considerada um clássico dessa corrente de pensamento.

Sobre o aumento da participa√ß√£o do¬†empresariado¬†no debate pol√≠tico, ele disse: “Uma coisa √© n√£o querer envolver sua empresa, que tem acionistas que podem at√© n√£o concordar com voc√™. Mas os empres√°rios poderiam faz√™-lo na pessoa f√≠sica. Poderiam contribuir para a dissemina√ß√£o de ideias que possam garantir amanh√£ o livre mercado e mais liberdade para empreender.”

Confira a nota divulgada à imprensa

“O empres√°rio Salim Mattar aceitou o convite do futuro Ministro da Economia, Paulo Guedes, para assumir a Secretaria Geral de Desestatiza√ß√£o e Desimobiliza√ß√£o, que ser√° criada como parte da estrutura do Minist√©rio da Economia no novo governo.

Mattar √© fundador e presidente do Conselho da Localiza, uma das maiores locadoras de ve√≠culos do mundo. O empres√°rio √© tamb√©m membro do Instituto Millenium, fundado por Guedes para promover o liberalismo econ√īmico.

A nova Secretaria vai ser respons√°vel pelos desinvestimentos, desimobiliza√ß√£o e busca de maior efici√™ncia na gest√£o dos ativos da Uni√£o.”

Fonte: Estad√£o

Foto: Washington Alves

PUBLICIDADE