Os boatos de que o Grupo FCA poderia lançar um SUV menor e mais barato que o Jeep Renegade são antigos, mas parece que o projeto finalmente está para receber sinal verde. O CEO da Jeep, Mike Manley, já deu dicas de que a marca realmente está considerando um modelo de baixo custo para a Europa e mercados emergentes. “Um SUV menor que o Renegade é muito interessante para nós. Já estamos estudando o projeto”, disse o executivo para o site britânico Autocar. O cronograma de lançamentos da marca para os próximos cinco anos será revelado no dia 1 de junho.
A Jeep pegaria uma carona no sucesso do segmento de SUVs não apenas na Europa, mas também no Brasil, onde já corresponde a mais de 20% do apanhado geral de vendas conforme os números da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores). “Vimos uma mudança geral na categoria de SUVs compactos na Europa. Há um mercado potencial na América Latina também”, continua Manley.
Entretanto, a China deverá ficar de fora da nova investida da Jeep. Vale lembrar que, por lá, o segmento de SUVs de baixo custo é dominado por marcas nacionais. Uma vez que o Jeep Renegade compartilha sua plataforma com o Fiat 500X, acredita-se que o novo SUV compacto da marca possa integrar a mesma plataforma da próxima geração do Fiat Panda. Faria sentido, considerando a modularidade das novas estruturas utilizadas pela FCA.
Tratando deste novo segmento que está surgindo abaixo dos SUVs compactos que estão para tomar as ruas, estamos falando da nova categoria dos utilitários subcompactos. Eles chegam para impactar, principalmente, os mercados emergentes como Brasil, Índia, Tailândia e outros países do leste asiático.
O mercado brasileiro já possui alguns representantes na nova categoria. Chama a atenção o fato de que eles se parecem mais com hatchbacks aventureiros que SUVs. O Honda WR-V, por exemplo, é um utilitário compacto feito sob os moldes do Fit. Seu objetivo é justamente ocupar a lacuna que existe entre o carro mais barato da Honda e o HR-V, que praticamente domina o segmento de SUVs compactos há dois anos. Rumores apontam que a marca japonesa ainda poderia lançar um modelo ainda mais barato que o WR-V na Índia, onde os SUVs estão ganhando um status de importância nos últimos anos.
Outro bom exemplo da categoria que o novo Jeep irá atuar é o JAC T40. Inicialmente projetado para ser um hatchback no segmento de Sandero, Ka e companhia, o modelo chinês viu uma reviravolta em seus esboços para transformá-lo em um SUV. Anote a receita, pois ela será utilizada pelos próximos lançamentos na categoria de utilitários subcompactos: alongar o entre-eixos e adaptar ângulos de ataque e saída, apostando ainda em uma frente mais elevada. Estas também são as diferenças pontuais entre um hatchback aventureiro (como Sandero Stepway, Ka Freestyle e o antigo CrossFox) e os novos SUVs subcompactos.