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Dieta de olho na folia!

Um dos feriados mais aguardados do ano est√° chegando e s√£o v√°rios os preparativos para os dias de festa. Muitos pretendem viajar, outros v√£o para os desfiles das escolas de samba e h√° ainda aqueles que preferem os blocos de rua, por√©m, nessa √©poca, o que todos querem mesmo √© estar com a sa√ļde em dia para aproveitar o carnaval ao m√°ximo e com o corpo em forma para arrasar na folia.

Com o verão, sol, praia, férias e festas de fim de ano, boa parte das pessoas não se alimenta adequadamente e acaba adquirindo uns quilinhos indesejáveis, o que faz com que a busca por academias, clínicas estéticas e lojas de suplementos subam consideravelmente, afinal, todos querem entrar naquela fantasia maravilhosa que compraram especialmente para a data.

A boa not√≠cia √© que existem alguns alimentos naturais que podem auxiliar nesse processo e salvar os brasileiros que fazem jus √† fama de deixar tudo para √ļltima hora. A poucos dias do carnaval ainda √© poss√≠vel adotar um card√°pio funcional que vai potencializar a beleza e o bem-estar sem deixar a sa√ļde em segundo plano.

Alimentos funcionais para turbinar o metabolismo

Existem alguns alimentos que se destacam por oferecer diversos benef√≠cios a sa√ļde al√©m das fun√ß√Ķes nutricionais b√°sicas. S√£o chamados de funcionais por promoverem uma melhora da sa√ļde e diminu√≠rem o risco de determinadas doen√ßas, inclusive as cr√īnicas. Mas para obter esses benef√≠cios √© preciso inclu√≠-los na dieta e consumi-los regularmente. Esse √© o caso do feij√£o branco, por exemplo. De acordo com a nutricionista Sinara Menezes o gr√£o, al√©m de ser um promotor de sa√ļde tamb√©m √© um poderoso aliado para quem deseja perder peso.

O feij√£o branco √© fonte de uma subst√Ęncia chamada faseolamina, prote√≠na capaz de reduzir a absor√ß√£o dos carboidratos no organismo: Ela age diminuindo significativamente a assimila√ß√£o do amido ingerido por meio da inibi√ß√£o de enzimas que o convertem em glicose, dessa forma, a capacidade do organismo em absorver o amido √© afetada, e, ao inv√©s do carboidrato ser absorvido totalmente, boa parte √© eliminada pelas fezes, o que contribui para o emagrecimento‚ÄĚ ‚Äď explica a profissional da¬†Nature Center.

No entanto, segundo Menezes, a faseolamina se perde quando o feij√£o branco √© cozido, portanto, a melhor op√ß√£o para aproveitar todos os seus benef√≠cios √© consumi-lo atrav√©s do extrato obtido a partir do feij√£o cru, como c√°psulas ou a pr√≥pria farinha do gr√£o: “A farinha de feij√£o branco √© rica em fibras e, al√©m de¬†aumentar a saciedade, ela tamb√©m √© capaz de manter o est√īmago cheio por mais tempo, formando um gel no bolo alimentar que torna a absor√ß√£o da glicose e do colesterol mais lenta. Ela pode ser adicionada a √°gua ou sucos para a ingest√£o, por√©m, como seu gosto n√£o √© muito agrad√°vel ao paladar, a maioria das pessoas preferem as capsulas, que s√£o mai s pr√°ticas e vem na dosagem certa”.

O poder dos termogênicos

Todos os alimentos necessitam de energia para serem metabolizados, por√©m h√° alguns que se destacam, pois, as subst√Ęncias termog√™nicas presentes em suas composi√ß√Ķes aumentam a temperatura do corpo e demandam mais energia na digest√£o, induzindo o metabolismo a trabalhar num ritmo acelerado e aumentar a queima de gorduras para estabilizar a temperatura interna.

O cafezinho de todo dia

Boa parte dos brasileiros s√£o amantes da bebida que j√° foi respons√°vel por conduzir a economia do pa√≠s, e n√£o abrem m√£o daquela xicara de caf√© logo pela manh√£. E ao contr√°rio do que muitos pensavam, estudos apontam que seu consumo regular n√£o est√° relacionado a doen√ßas card√≠acas, podendo at√© mesmo beneficiar a sa√ļde. Seu poder termog√™nico √© capaz de acelerar o metabolismo e potencializar a dieta e seu efeito estimulante aumenta a disposi√ß√£o para malhar e ainda auxilia na queima de gorduras, por isso o nutriente tem se tornado cada vez mais popular para a perda de peso.

Café verde

Esta vers√£o do caf√©, conhecida tamb√©m como¬†green cofee, se destaca pela fabrica√ß√£o, pois, ao contr√°rio do gr√£o tradicional que estamos acostumados, ela n√£o passa pelo processo de torrefa√ß√£o, que serve apenas para amenizar o gosto amargo da bebida e conferir mais prazer ao paladar. Portanto seus principais nutrientes como a cafe√≠na, os antioxidantes e o √°cido clorog√™nico ‚Äď subst√Ęncia que estimula neurotransmissores e favorece a quebra do tecido de gordura ‚Äď s√£o preservados em maior quantidade, o que potencializa seu efeito termog√™nico e mant√©m seus benef√≠cios numa taxa muito mais elevada do que no caf√© preto.

Ch√° verde

Rico em antioxidantes, esse ch√° poderoso j√° superou a fase do modismo e mostrou a que veio. Al√©m de combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento celular ele ainda auxilia no¬†emagrecimento¬†e garante mais energia e disposi√ß√£o devido a sua alta concentra√ß√£o de cafe√≠na e catequina, subst√Ęncias capazes de acelerar o metabolismo, aumentando o gasto cal√≥rico, al√©m de facilitar a digest√£o e ajudar a regular o intestino. O ch√°, proveniente de uma planta chamada Camellia sinensis, √© considerado um dos melhores termog√™nicos naturais e tem uma a√ß√£o estimulante sobre todos os √≥rg√£os do corpo, al√©m disso tamb√©m possui fun√ß√Ķes diur√©ticas que reduzem o incha√ßo do corpo combatendo a reten√ß√£o de l√≠quidos. Ele pode ser encontrado em p√≥ sol√ļvel, sach√™ ou c√°psulas.

Fuja das bombas calóricas

Muitos alimentos energéticos carregam em sua composição uma grande quantidade de calorias capazes de sabotar a dieta e não só dificultar o emagrecimento como também favorecer o aumento do peso. O açaí é um exemplo disso, pois, para ser vendido, o fruto é transformado em polpa e adicionado de xarope de guaraná, o que o torna altamente calórico. Para se ter ideia, a cada 100 gramas do fruto in natura há cerca de 65 calorias e menos de 2 gramas de carboidratos, já o alimento processado salta para cerca de 160 calorias e mais de 20 gramas de carboidratos na mesma porção graças ao ingrediente usado para adoçá-lo.

O fruto, que √© encontrado tipicamente na regi√£o Norte do Brasil, √© altamente ben√©fico √† sa√ļde antes de ser processado, pois √© energ√©tico, rico em fibras e gorduras boas, no entanto, fora da regi√£o de cultivo √© muito dif√≠cil encontra-lo da forma natural, e a maioria das pessoas s√≥ tem acesso √† polpa industrializada, portanto ‚Äúo que deveria ser saud√°vel acaba, muitas vezes, sendo prejudicial √† sa√ļde e a dieta. Al√©m disso o a√ßa√≠ geralmente √© consumido com acompanhamentos como banana, granola, mel, pa√ßoca e at√© mesmo leite condensado, elevando ainda mais seu valor cal√≥rico e √≠ndice glic√™mico‚ÄĚ ‚Äď explica a nutricionista.

Depois da folia: dicas e cuidados

Durante o carnaval h√° v√°rias festas, desfiles e blocos de rua, isso faz com que boa parte das pessoas passem longas horas sem se alimentar adequadamente ou consumam alimentos hipercal√≥ricos. Outro fator agravante √© o √°lcool. Bebidas alco√≥licas costumam ser consumidas demasiadamente, o que sabota tanto a dieta quanto a sa√ļde. Para manter a disposi√ß√£o durante o feriado e n√£o colocar todo o esfor√ßo feito a perder, al√©m de modera√ß√£o, √© preciso se atentar a alguns cuidados b√°sicos que podem fazer a diferen√ßa e garantir o melhor proveito da festa:

Hidratação: beber bastante água é extremamente importante, especialmente para aqueles que pretendem consumir alguma bebida alcoólica. Além de manter o corpo hidratado diante das altas temperaturas do verão, ela ainda evita aquela ressaca indesejada no dia seguinte e garante energia para voltar ao trabalho depois da quarta-feira de cinzas;

Frutas:¬†optar pelas frutas durante a folia n√£o s√≥ √© uma op√ß√£o mais saud√°vel como tamb√©m √© mais pr√°tico e seguro. Dentre a variedade delas dispon√≠veis na esta√ß√£o, h√° muitas que podem ser armazenadas e conduzidas facilmente na bolsa e evitam o consumo de alimentos gordurosos que s√£o vendidos nas ruas e expostos ao sol e condi√ß√Ķes de higiene, muitas vezes, duvidosas.

Ch√°s:¬†ap√≥s o carnaval, para continuar com o corpo sequinho e a sa√ļde em dia, √© ideal o consumo de ch√°s. Muitos possuem propriedades diur√©ticas, que combatem a reten√ß√£o de l√≠quidos, e componentes antioxidantes que protegem as c√©lulas sald√°veis do organismo

Card√°pio balanceado:¬†para prolongar os resultados da dieta e aumentar a resist√™ncia f√≠sica, √© fundamental investir na sa√ļde do organismo atrav√©s de uma alimenta√ß√£o equilibrada e rica em nutrientes. Para isso o ideal √© consultar um nutricionista, que pode avaliar qual o melhor plano alimentar para as necessidades individuais de cada pessoa.

 Foto: Reprodução

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