PUBLICIDADE

carros & motos

Conhe√ßa os ‚Äúsegredos‚ÄĚ do motor turbo EcoBoost

A Ford equipa v√°rios modelos de sua linha com os motores da fam√≠lia EcoBoost, um novo conceito de turbo. Com muita efici√™ncia energ√©tica,¬†a linha adota a chamada tecnologia de “downswing”, ou seja, com menos cilindrada e mais pot√™ncia. Para mostrar os “segredos” do EcoBoost, a Ford produziu um¬†v√≠deo¬†desse novo padr√£o de motor turbo. Confira:

Presente no Brasil no Ford Fusion 2.0 EcoBoost e no Ford New Fiesta 1.0 EcoBoost, a linha é considerada um marco de inovação.Os novos motores utilizam três tecnologias principais para entregar um nível inédito de potência e economia, que são explicadas de forma simples.

O seu funcionamento é controlado por um software exclusivo para otimizar o rendimento em qualquer condição de rodagem. Comparado aos motores convencionais, o EcoBoost conta com uma estrutura pequena e compacta, economizando peso e espaço para aumentar a eficiência.

Tecnologias-chaveA primeira tecnologia √© a inje√ß√£o direta de combust√≠vel, que permite dosar quantidades precisas de combust√≠vel diretamente nos cilindros. Feita com eletroinjetores de alta press√£o com m√ļltiplas inje√ß√Ķes por ciclo, elimina o desperd√≠cio de combust√≠vel nos dutos de admiss√£o e garante uma combina√ß√£o perfeita de alta pot√™ncia e efici√™ncia.A segunda tecnologia √© o turbo, dando uma dose extra de pot√™ncia para o motor quando necess√°rio. Entre outras inova√ß√Ķes, ele trabalha com alta press√£o e baixa in√©rcia em alt√≠ssimas rota√ß√Ķes, de at√© 248.000 rpm.

A terceira tecnologia √© o duplo comando independente e vari√°vel de v√°lvulas, que garante a quantidade correta de ar para a queima. Funcionando tanto na admiss√£o como no escape, ele otimiza a efici√™ncia do motor sob todas as condi√ß√Ķes de opera√ß√£o. Entre outras vantagens, permite a abertura tardia das v√°lvulas de escape para melhorar o consumo de combust√≠vel e o cruzamento de v√°lvulas para aumentar o torque em baixa rota√ß√£o.

Fotos e vídeo: Reprodução

PUBLICIDADE