PUBLICIDADE

carros & motos

Para quem deseja alugar um carro para viajar, é essencial ficar atento ao contratar o veículo em alguma locadora. É indicado pesquisar sobre a empresa, suas condições, como o veículo é entregue e entre outros. Confira o infográfico preparado pelo Carro Aluguel sobre os cuidados com locadoras.

Alugar um carro pode ser uma alternativa muito boa e econômica para diversas situações. Para viagens e pequenos compromissos, a locação de veículos tem se mostrado uma das principais soluções para muitas pessoas.

Mas o que muitos não sabem é que é necessário tomar alguns cuidados para evitar dores de cabeça no futuro.

Por isso, separamos as sete dúvidas mais recorrentes para ajudar você a alugar seu primeiro veículo.

 

Principais dúvidas

 

1 – Quem pode alugar?

 

Antes de tudo, o motorista deve estar habilitado, em categoria compatível com o veículo que deseja alugar.

No Brasil, a maioria das locadoras costuma estipular a idade mínima de 21 anos, ou cobram um adicional para motoristas de 18 – 21 anos.

 

2 – Existe cobrança por quilômetros rodados?

 

O mais comum é que a quilometragem já esteja inclusa na franquia, porém, é possível fazer planos especiais e pagar à parte os quilômetros rodados. Por isso, é muito importante definir todos esses itens no momento da locação.

3 – O carro vem com o tanque cheio?

 

Não é uma regra, mas, na maioria dos casos, o tanque do veículo vem cheio.

O truque é sempre devolver o veículo com a mesma quantidade de combustível do momento da locação. Isso porque as locadoras costumam cobrar uma “taxa de serviço”, o que acaba encarecendo a locação.

 

4 –  O carro já está assegurado?

 

No caso do Brasil, as locadoras não costumam vender seguros junto com a locação. O que é feito é o pagamento de uma taxa que isenta o locatário da responsabilidade por eventuais sinistros. Para saber quais sinistros são cobertos por essa “proteção” é necessário verificar no momento do pagamento da taxa.

 

5 – Se o carro quebrar, quem é o responsável?

 

É normal que as locadoras disponibilizem um telefone para emergências, caso haja algum imprevisto, porém os custos com a manutenção dependem do “pacote de segurança” escolhido pelo locatário.

Por isso, é sempre importante revisar os serviços inclusos no momento da locação, para evitar surpresas desagradáveis.

 

6 – Quem é responsável pelas multas de transito?

 

No período da locação do veículo, todas as ocorrências são de responsabilidade do locatário, incluindo pagamento de multas de trânsito.

 

7 – Onde o carro pode ser devolvido?

 

Existe a possibilidade, dependendo da locadora, de devolver o veículo em pontos diversos.

Por exemplo: você alugou para uma viagem e deseja devolver o veículo na sua última parada, em uma cidade diferente de onde fez a locação.

No entanto, não são todas as locadoras que prestam esse serviço e algumas cobram uma taxa extra para isso; então, siga a regra de sempre consultar as possibilidades no momento da locação.