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4.0 - EMPREENDEDORISMO

Como gerir sua empresa sem sacrificar o negócio: 9 dicas para uma administração saudável e eficiente

Empresas que não possuem planejamento financeiro e administrativo adequados têm mais dificuldades de conquistar espaço no mercado. Executivo dá dicas para empreendedores gerenciarem melhor seus negócios

Administrar um negócio não é uma tarefa fácil, e para que a empresa, independentemente do tamanho ou do tipo de serviço e produto que oferece, alcance o sucesso, é necessário que o gerenciamento financeiro esteja alinhado a todos os outros setores do negócio. Otimizar a utilização dos recursos, criar um planejamento financeiro e propor iniciativas sócio sustentáveis e de responsabilidade social são alguns dos caminhos que potencializam bons resultados e evitam problemas como a inadimplência.

Uma pesquisa da Serasa Experian, realizada em maio deste ano, mostrou que o n√ļmero de pequenas e m√©dias empresas inadimplentes no pa√≠s √© de mais de 5 milh√Ķes e 400 mil, um aumento de 6,1% se comparado ao mesmo per√≠odo do ano passado. A inadimpl√™ncia √© um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas, sejam elas pequenas, m√©dias ou de grande porte. Esse problema √© explicado, em sua maioria, por falta de planejamento financeiro e operacional e defici√™ncia administrativa, como explica Valdir Piran Jr. vice-presidente do Grupo Piran, empresa de factoring, investimento e participa√ß√Ķes.

“Qualquer neg√≥cio, para ter sucesso, precisa ser bem planejado, prever resultados negativos e buscar estabelecer-se no mercado. O mercado √© ferozmente competitivo, ent√£o quem n√£o apresenta algum diferencial, possui chances muito menores de obter sucesso. Mesmo que um neg√≥cio esteja no in√≠cio, se alguns cuidados forem tomados, n√£o tem como n√£o dar certo”, aponta o executivo.

Confira as principais dicas para gerenciar e administrar o seu negócio com segurança e eficiência:

1 РNão misture as finanças da empresa com as finanças pessoais: Muitos gestores insistem em misturar o volume de capital das contas da empresa às contas pessoais, o que pode comprometer todo o processo financeiro do negócio. Por uma questão de organização e gerência, evitar utilizar os montantes antes do tempo é a forma mais efetiva de descobrir se o negócio está sendo lucrativo;

2 – Conhe√ßa os conceitos e termos t√©cnicos utilizados no mercado: N√£o d√° para gerir um neg√≥cio sem conhecer como funciona o mercado. Transa√ß√Ķes financeiras, fluxo de caixa e relacionamentos de mercado exigem um conhecimento, no m√≠nimo b√°sico, para todo e qualquer gestor. Conceitos como faturamento, contas a pagar e receber, balan√ßo patrimonial, investimento, fluxo de caixa e capital de giro s√£o alguns dos termos presentes no dia a dia do empres√°rio;

3 – Crie um planejamento financeiro adequado aos recursos dispon√≠veis: Iniciar um neg√≥cio √© um risco, por√©m, quanto mais seguro e planejado o neg√≥cio for, mais chances ele ter√° de dar certo, para isso o ideal √© que haja um planejamento financeiro. Administrar o capital de giro e o fluxo de caixa e alinhar as despesas √†s receitas s√£o tarefas imprescind√≠veis. O planejamento de metas, otimiza√ß√£o de recursos e orienta√ß√Ķes comerciais tamb√©m fazem parte de um controle operacional eficiente;

4 – Economize e otimize despesas: √Č preciso estar atento aos gastos desnecess√°rios do neg√≥cio, mesmo que sejam pequenos. N√£o d√° para fugir das despesas, por√©m √© poss√≠vel otimiz√°-las, de modo que a amplia√ß√£o dos lucros da empresa seja preservada. Uma boa estrat√©gia √© filtrar aquilo que √© verdadeiramente necess√°rio ao neg√≥cio, o que sobrar pode ser cortado. Alinhar pre√ßo e qualidade do servi√ßo/produto √© outra dica importante, isso vale para todos os setores da empresa;

5 – Avalie os resultados, mesmo que n√£o tenham sido os esperados: √Č muito comum empres√°rios obterem lucro somente ap√≥s meses de funcionamento do neg√≥cio, a maioria at√© desiste no meio do caminho por n√£o conseguir obter resultados positivos dentro do per√≠odo planejado. No entanto, √© necess√°rio avaliar os resultados obtidos desde o primeiro m√™s, porque √© atrav√©s destes estudos que o gestor poder√° avaliar e criar estrat√©gias financeiras, comerciais e operacionais para estabilizar o neg√≥cio. Essa tarefa leva tempo, paci√™ncia, conhecimento e em muitas situa√ß√Ķes, otimismo. Uma forma comum de se fazer isso √© utilizar o Demonstrativo de Resultados do Exerc√≠cio, o popular DRE;

6 РValorize os colaboradores do seu negócio: Ninguém consegue administrar um negócio sozinho, por mais pequeno que ele seja. Para todo gestor, é necessário prestar atenção e valorizar o trabalho de cada colaborador da empresa, independente a qual setor ou hierarquia ele pertença. Ao valorizar aqueles que colaboram com a eficiência e crescimento do negócio, o gestor demonstra que para obter sucesso é preciso profissionais com diferentes habilidades e tarefas;

7 РEstabeleça metas e desafios, que possam incentivar o crescimento do colaborador e da empresa: O lucro é, afinal de contas, o objetivo de todos os integrantes de um negócio, e para alcança-lo faz-se necessário definir objetivos e estratégias e traçar metas e desafios, que estejam de acordo com a função de cada integrante. O estímulo interno e externo faz com que todos sejam valorizados e criem vontade de crescer junto com a empresa;

8 РAvalie e enfrente a concorrência: Não dá pra temer os concorrentes, eles sempre existirão, então é preciso enfrentá-los de modo legal e profissional. Para oferecer o melhor serviço e/ou produto é preciso conhecer o que o outro oferece, se ele possui algum diferencial. Dessa forma a empresa irá identificar o que precisa ser melhorado, e poderá assim tornar-se diferente e mais atraente;

9 – Crie iniciativas sustent√°veis e de responsabilidade social: Atualmente, empresas e neg√≥cios que possuem em seu planejamento e atua√ß√£o pr√°ticas sustent√°veis e a√ß√Ķes que visem a responsabilidade social e o respeito a diversidade t√™m mais chances de obter sucesso. Iniciativas que incentivem o cuidado ao meio ambiente, o consumo verde, a conscientiza√ß√£o e valoriza√ß√£o do profissional e o crescimento interpessoal s√£o algumas dessas iniciativas que diferenciam umas empresas de outras.