PUBLICIDADE

tecnologia

Cerca de 500 milh√Ķes de usu√°rios t√™m dados roubados por hackers na rede hoteleira Marriott

Cerca de 500 milh√Ķes de pessoas tiveram seus dados acessados ilegalmente ap√≥s se hospedarem em hot√©is da rede Marriott, entre os quais W, Sheraton e Westin.
A empresa hoteleira informou que hackers conseguiram “acesso n√£o autorizado” ao sistema de reservas Starwood desde 2014, mas que o problema foi identificado apenas na semana passada. Os dados foram copiados e criptografados. A viola√ß√£o afetou clientes que fizeram reservas at√© 10 de setembro.

Segundo o Marriott, 327 milh√Ķes de pessoas tiveram expostos seus nomes, n√ļmeros de telefone, endere√ßos de e-mail, n√ļmeros de passaporte, data de nascimento e informa√ß√Ķes de chegada e partida. Outro grupo expressivo teve seus n√ļmeros de cart√Ķes de cr√©dito e respectivas datas de vencimento potencialmente comprometidos.

A rede Marriott, que relatou este incidente √† pol√≠cia e continua a apoiar as investiga√ß√Ķes, destacou que as informa√ß√Ķes do cart√£o de cr√©dito dos clientes estavam criptografadas, mas que era poss√≠vel que os hackers tamb√©m tivessem as informa√ß√Ķes necess√°rias para decifr√°-las.

As vastas reservas de dados pessoais identific√°veis dispon√≠veis na Dark Web continuam a crescer a taxas hist√≥ricas e os fraudadores t√™m muitos recursos para roubar identidades ou criar novas identidades sint√©ticas usando uma combina√ß√£o de informa√ß√Ķes reais e inventadas, ou informa√ß√Ķes inteiramente fict√≠cias. Por exemplo: os dados pessoais obtidos em uma viola√ß√£o poderiam ser cruzados com dados obtidos em outra viola√ß√£o e com outras viola√ß√Ķes amplamente divulgadas. ‚ÄúA viola√ß√£o da Marriott apenas torna essa tarefa muito mais f√°cil e com maior probabilidade de sucesso. Ter os bancos de dados no mesmo lugar torna esse processo ainda mais simples para os malfeitores‚ÄĚ, alerta Michael Magrath, Diretor de Regulamenta√ß√£o e Padr√Ķes Globais da OneSpan, l√≠der global em seguran√ßa de identidade digital, transa√ß√Ķes seguras e produtividade para os neg√≥cios.

Para o executivo, ‚Äúos ataques cibern√©ticos, como o da Marriott, continuar√£o e √© imperativo que as organiza√ß√Ķes dos setores p√ļblico e privado n√£o apenas implantem as mais recentes tecnologias de detec√ß√£o de fraude baseadas em autentica√ß√£o e risco em suas organiza√ß√Ķes, mas tamb√©m garantam que todos os parceiros tenham medidas de seguran√ßa cibern√©tica‚ÄĚ, conclui Michael Magrath.

Foto: Divulgação

PUBLICIDADE