PUBLICIDADE

6.0 - ESTILO DE VIDAcarros & motostecnologia

Carros elétricos: Mentiras e Verdades

Os carros el√©tricos vieram para inovar o mercado automobil√≠stico e tornar a vida mais pr√°tica. Entretanto, muitos possuem d√ļvidas sobre o funcionamento deste ve√≠culo. E trazemos alguns mitos e verdades para algumas de suas interroga√ß√Ķes.

3 Mitos

Ficam sem bateria rapidamente? Podem ser totalmente elétricos ou híbridos, mas sendo hibrido ou não, a maioria dos carros atuais percorrem em média 200 km por uma carga completa, geralmente sendo o suficiente para mais de um dia.

As pessoas preferem conduzir os carros comuns? Não, a escolha pelo carro elétrico muitas vezes é por ele não ser poluente, já que as pessoas estão tendo cada vez mais conscientização sobre o meio ambiente. Além de emitirem menos ruídos.

N√£o h√° mat√©ria prima o suficiente para produzir novas baterias?¬†As baterias s√£o feitas de l√≠tio, um metal alcalino recicl√°vel e com reserva √ļtil para os pr√≥ximos 75 anos. Al√©m de que estudos mostram que outros materiais podem ser utilizados para a produ√ß√£o da bateria.

 

3 Verdades

Baixa autonomia e preços altos? Os carros elétricos possuem um valor muito alto, podendo ser comparado aos preços de carros à combustível top de linha, mas na Europa e nos Estados Unidos o governo oferece um tipo de subsídio para adquirirem este tipo de veículo. No Brasil ainda não acontece pela falta de popularização destes carros.

As baterias podem ser recicl√°veis?¬†Sim, quase todos os componentes da bateria podem ser reciclados, podendo tamb√©m ser usada para outros fins ap√≥s sua vida √ļtil em ve√≠culos.

O Brasil ainda está engatinhando neste mercado? Sim, o incentivo fiscal ainda é baixo, tendo um custo muito alto para adquirir. Diferente da Europa por exemplo, que alguns fabricantes já pensam na possibilidade deixar de fabricar carros movidos à combustão.

 

Foto: Pixabay

PUBLICIDADE