PUBLICIDADE

Mercado

Brasil bate novo recorde com 30 mil carros blindados em 2023

Números divulgados pela Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) revelam que em 2023 o setor registrou a blindagem de 29.296 veículos, um novo salto de 13% em comparação ao ano anterior, quando foram blindados 25.916 carros. Trata-se do mais novo recorde de blindagens, desde 1995, quando a entidade passou a divulgar os dados. Hoje, a frota blindada estimada no Brasil é de quase 340 mil carros.

“O levantamento revela que São Paulo concentra a maior parcela das blindagens. Vale lembrar que, no ano passado, os casos de grupos de criminosos que aproveitavam o trânsito carregado das ruas para quebrarem os vidros e cometerem delitos foram bastante repercutidos na mídia nacional, o que assustou e ampliou o medo de muitos motoristas que decidiram investir nesse tipo de proteção. Mas, outros episódios de violência urbana, mesmo longe das capitais, também impulsionaram o setor, fazendo com que pelo terceiro ano consecutivo”, destaca Marcelo Silva, presidente da Abrablin.

Do número total de blindagens registradas em 2023, o estado de São Paulo respondeu por quase 85%, com mais de 23 mil veículos blindados no período. O Rio de Janeiro aparece em segundo nesse ranking de blindados, com 6,6% do mercado (1.852 veículos blindados), seguido por Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul, que correspondem, respectivamente aos números de 982 (3,5% do mercado), 641 (2,3%) e 428 veículos protegidos (1,5%).

De acordo com a Abrablin, a blindagem mais praticada no país foi a de nível III-A, que garante proteção contra todos os tipos de armas curtas (pistolas e revolveres).

Por Forbes