(Crédito: Agência Brasil)
O presidente Jair Bolsonaro recebe hoje (12), no Palácio do Planalto, em Brasília, a visita do presidente do Paraguai Mario Abdo Benítez. Durante o encontro, que terá como fomentar os laços entre os dois países, os presidentes discutirão os principais temas da pauta bilateral, com destaque para o combate aos ilícitos transnacionais, a criação de pontes ligando os dois países e o acordo automotivo bilateral.
De acordo com o embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva, secretário de negócios bilaterais e regionais das Américas do Ministério das Relações Exteriores, também serão tratados assuntos de interesse mútuo da agenda regional, como a crise na Venezuela. “Os governos do Brasil e do Paraguai estão muito alinhados nos temas regionais, e o exemplo mais claro desse fato, é a atuação conjunta na Venezuela ”, informa.
O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai. Em 2018, o intercâmbio comercial foi de US$ 4,1 bilhões, tendo aumentado 8,6% em relação a 2017. Os fluxos de investimento entre Brasil e Paraguai têm-se ampliado nas últimas décadas, e há crescente interesse de empresas brasileiras em produzir no Paraguai. O Brasil já é o segundo país com maior estoque de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) no Paraguai, estimado em cerca de US$ 1 bilhão.
O Paraguai abriga a segunda maior comunidade brasileira no exterior, estimada em cerca de 330 mil pessoas. Parte significativa dessa comunidade dedica-se a atividades agropecuárias em Departamentos limítrofes com o Brasil.