Aposentados optam pelo próprio negócio

 - REVISTA MAISJR

(Crédito: Reprodução) 

Seja para complementar de renda ou como meio de se manter ativo, o empreendedorismo tem sido uma alternativa adotada cada vez mais por aposentados. Essa categoria representa um perfil diferenciado de empreendedores que agregam experiência, disponibilidade de tempo, dedicação e um maior desprendimento para abrir o próprio negócio.

De acordo o Sebrae, esse momento da vida pode ser aproveitado como oportunidade ideal para investir em um negócio. “Diferentemente dos mais jovens, as pessoas mais maduras têm menos medo dos riscos e estão mais preocupadas com a realização pessoal do que com a rentabilidade”, avalia o especialista em serviços financeiros do Sebrae, Hugo Cardoso.

O especialista, no entanto, aconselha os empreendedores mais velhos a identificar uma oportunidade de negócio ligada a uma área que saiba como funciona, antes de se arriscarem a abrir o próprio negócio. “Minha dica para o aposentado que pretende abrir um negócio é: pesquise o ramo com profundidade, mesmo que você ou um sócio possuam expertise. É preciso tomar cuidado para não confundir hobby com empresa”, explica.

Cardoso, também, enfatiza que como, qualquer outro instante da vida profissional, a decisão de abrir uma empresa precisa passar pela análise de vantagens e desvantagens, além de exigir um planejamento e avaliação das oportunidades.