O investimento na WeRide.ai é o primeiro feito na China, sendo parte da estratégia da Alliance Ventures para apoiar empreendedores e startups que estejam na ponta da próxima geração de tecnologias automotivas.
Graças ao aporte feito pela Alliance Ventures, a WeRide.ai se tornará a primeira startup chinesa especializada em condução autônoma de nível L4 a receber investimentos e se tornar parceira estratégica de um grupo automotivo global.
François Dossa, Vice-Presidente Mundial de Inovação Aberta da Aliança e diretor do fundo Alliance Ventures, comentou: “Os sistemas autônomos são uma prioridade para nós, pois a Aliança está desenvolvendo novos serviços de mobilidade. As montadoras que fazem parte da Aliança estão comprometidas com o lançamento destas tecnologias em mercados-chave como a China. Por isso, estamos muito felizes por apoiar a WeRide.ai, já que ela é pioneira em sistemas totalmente autônomos destinados ao exigente mercado chinês”.
Tony Han, CEO e cofundador da WeRide.ai, disse que “Além do investimento financeiro, a Renault-Nissan-Mitsubishi e a WeRide.ai vão expandir seu relacionamento por meio de parcerias estratégicas em áreas específicas. Acreditamos realmente que a próxima etapa da revolução do transporte autônomo 2.0 já chegou. A WeRide.ai continuará liderando esta revolução tecnológica, proporcionando benefícios relevantes e significativos para todos”.
A WeRide.ai, que recebeu consultoria da Morgan Stanley na última oferta pública de investimento, está comprometida com a criação de tecnologias de condução autônoma para a China, o que mudará dramaticamente a visão das pessoas sobre os automóveis, os serviços de transporte e os projetos de construção civil urbana.
O último investimento recebido permitirá que a WeRide.ai trabalhe na implantação de uma frota de 500 veículos autônomos em 2019, acumulando 5 milhões de quilômetros de condução autônoma real, além de realizar testes de comercialização e operação nas cidades de Guangzhou e Anqing, juntamente com parceiros estratégicos. Desde o lançamento de suas operações com testes autônomos na China, os veículos autônomos da WeRide.ai já acumularam mais de 60.000 quilômetros, tendo atendido mais de 3.000 passageiros em todo o mundo.
Qiming Venture Capital, o principal investidor que participou da rodada conhecida como Pré-A, também participou da última rodada, que contou com o apoio dos fundos Hanfor Capital e Atop Capital, a empresa Johnson Electric, o investidor chinês He Xiaopeng, o fundo de capital de risco europeu Idinvest Partners e a gestora de investimentos OceanIQ Capital.
A WeRide.ai, que conta atualmente com mais de 200 colaboradores em todo o mundo – dos quais 70% são engenheiros – é a primeira empresa de condução autônoma na China a utilizar a rede 5G para controlar remotamente um veículo sem motorista. A meta da empresa é levar suas operações de veículos autônomos para as cidades chinesas até 2020 e tornar-se a primeira aplicação comercial em larga escala de tecnologias de condução autônoma.
Foto: Divulgação