Visando ampliar a experiência do cliente com a marca e torná-la mais digital, a rede de franquias Água Doce Sabores do Brasil apostou na parceria exclusiva com o aplicativo iFood, que oferece o serviço de delivery de comida e que tem mais de 6,2 milhões de pedidos mensais e 5,1 milhões de usuários ativos. Em novembro deste ano, o iFood recebeu investimento recorde de R$ 1,9 bilhão, maior aporte de investidores que acreditam no potencial e no crescimento deste tipo de negócio no Brasil.
Segundo a empresa, a decisão resultou no aumento expressivo do faturamento das unidades, que passaram a ter um incremento de 25 a 30% nas vendas. Hoje, 50% das mais de 80 unidades da rede – presente em dez estados – disponibilizam aos clientes inúmeras opções para compra online através do Ifood. “Fizemos questão de ter um parceiro homologado e exclusivo, pois o serviço de delivery por aplicativos é uma tendência que veio para ficar”, afirma o diretor de novos negócios da Água Doce, Thiago Neves.
Segundo Neves, o sucesso da parceria está relacionado à excelência da operação que se inicia na loja e termina na entrega de pratos com qualidade ao cliente. Recebemos reports mensais dos indicadores do serviço, que vem trazendo novas perspectivas de negócios e resultados positivos aos franqueados da rede em menos de um ano de parceria. A proposta é que até 2019 todas unidades estejam atuando de forma efetiva junto ao iFood”, revela.
Pesquisa Setorial ABF Food Service 2018, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostra a intensificação do uso de tecnologias de interação com o consumidor, nas quais os aplicativos estão listados. Para se ter ideia da representatividade, os investimentos em sistemas de delivery pelo setor, por exemplo, devem subir de 72,7% no ano passado para 75% neste ano. Já em relação aos pedidos online, o estudo mostra que haverá um aumento de 50% para 70,6%.
Visão dos franqueados
Após ingressar entre as opções de comida no iFood, algumas unidades da Água Doce Sabores do Brasil já conseguiram registrar bons resultados. No restaurante localizado em Maringá, no Paraná, por exemplo, os pedidos feitos por meio do aplicativo já representam 20% do faturamento da unidade. Já no caso da unidade de Lençóis Paulistas, no interior de São Paulo, os números são ainda mais expressivos, já que os pedidos representam 30% do faturamento.
O franqueado, Renato Rafael Munhoz, que opera duas unidades da Água Doce em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, também comemora a parceria. “A chegada do delivery ajudou bastante, já que o iFood trouxe a solução de uma operação completa de entrega de comida em domicílio, eliminando a necessidade de contratar motoboys, verificar melhores rotas e áreas de entrega. O faturamento cresceu cerca de 50% nos últimos três meses. Estamos otimistas para a operação em 2019, esperando ter um incremento de 100% no faturamento das unidades graças a parceria firmada com o iFood”, revela o franqueado