Os avanços tecnológicos têm sido responsáveis por inúmeras mudanças disruptivas. Essas transformações impactam diretamente nos negócios, que se expandem no ambiente digital, onde é estabelecida a convergência dos usuários através dos dispositivos móveis.
São inúmeros os desafios, entre eles, promover a inclusão social através da acessibilidade digital, tornando democráticas não apenas a pluralidade das informações, mas o acesso e o consumo dos produtos e serviços.
Os brasileiros ocupam o 3º lugar na média global dos que mais permanecem conectados à internet e nos altos índices de navegabilidade. Portanto, para as empresas, ser inclusivo é essencial, pois aumenta a vantagem competitiva em relação aos concorrentes na disputa pela fatia de mercado na qual estão inseridos.
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146) sancionou como obrigatório o acesso à internet para todos no país. Mas como exercer a cidadania de maneira efetiva e tornar viável as práticas de responsabilidade social alinhadas à experiência do usuário?
De acordo com Letícia Araújo da Silveira, responsável pelo Marketing de Relacionamento com Parceiros da Locaweb PRO, “bons desenvolvedores trabalham em conjunto com agências digitais, que por meio de um planejamento estratégico e parcerias com empresas de hospedagem podem estruturar sites e apps que se adequem às exigências do Selo de Acessibilidade Digital, desenvolvido e concedido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED)”.
Letícia também explica que os principais beneficiados com a acessibilidade digital em sites e apps são os idosos, pessoas cegas ou com baixa visão, daltonismo, pessoas com deficiência intelectual, mobilidade reduzida, entre outros.