PUBLICIDADE

meu dinheiro

Aberta consulta do terceiro lote do Imposto de Renda de Pessoa Física 2021

O contribuinte que entregou a declara√ß√£o do Imposto de Renda de Pessoa F√≠sica 2021 pode consultar a libera√ß√£o do terceiro lote de restitui√ß√£o, na p√°gina da Receita Federal. Nesse lote, 5.068.200 contribuintes receber√£o R$ 5,8 bilh√Ķes. O dinheiro ser√° pago em 30 de julho.

Do valor total, mais de R$ 354 milh√Ķes s√£o para contribuintes que t√™m prioridade legal, sendo 13.985 contribuintes idosos acima de 80 anos; 95.298 contribuintes entre 60 e 79 anos; 8.987 contribuintes com alguma defici√™ncia f√≠sica ou mental ou mol√©stia grave; e 36.616 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magist√©rio.

Foram contemplados ainda 4,913 milh√Ķes de contribuintes n√£o priorit√°rios que entregaram a declara√ß√£o at√© o dia 18 de maio de 2021. Esse lote contempla tamb√©m restitui√ß√Ķes residuais de exerc√≠cios anteriores.

Consulta

Para saber se teve a restituição liberada, basta acessar a página da Receita Federal, clicar na opção Meu Imposto de Renda e depois em Consultar Restituição. Na página é possível fazer uma consulta simplificada e completa da situação da declaração.

Crédito da restituição

Pelo calend√°rio, as restitui√ß√Ķes deste exerc√≠cio ser√£o pagas em cinco lotes entre maio e setembro, sempre no √ļltimo dia √ļtil de cada m√™s. O dinheiro √© depositado na conta banc√°ria informada na Declara√ß√£o de Imposto de Renda.

As restitui√ß√Ķes do imposto de renda eram feitas em sete lotes, com pagamento do primeiro em junho. Desde 2020, passaram a ser‚ÄĮpagas‚ÄĮem cinco lotes, com o primeiro em maio. O objetivo √© reduzir os efeitos econ√īmicos da Covid-19 agilizando o cr√©dito das restitui√ß√Ķes.

A professora aposentada Raimunda Nonata Silva que vive em Rio Branco (AC) j√° recebeu a restitui√ß√£o e disse que o dinheiro chegou em boa hora para que ela fizesse um tratamento de sa√ļde. ‚ÄúRecebi minha restitui√ß√£o de imposto de renda em junho e esse dinheiro foi utilizado na compra de medica√ß√£o que tive que fazer um tratamento p√≥s-Covid-19. Ainda estou em tratamento e me foi muito √ļtil ter recebido esse dinheiro‚ÄĚ, contou.

Datas da restituição

Inconsistências

A consulta à restituição permite verificar eventuais pendências que impeçam o pagamento, como a inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta que o contribuinte envie uma declaração retificadora e espere os próximos lotes.

‚ÄúQuem n√£o receber a restitui√ß√£o at√© 30 de setembro provavelmente tem algum problema na declara√ß√£o. √Č importante orientar os contribuintes que n√£o basta apenas entregar a declara√ß√£o. √Č importante que volte a p√°gina da receita, entre no portal do e-Cac e veja se sua declara√ß√£o gerou alguma pend√™ncia. Se houver a pend√™ncia apontada haver√° tamb√©m informa√ß√Ķes de como regulariz√°-la‚ÄĚ, explicou o auditor fiscal da Receita Federal e respons√°vel pelo Imposto de Renda, Jos√© Carlos da Fonseca.

Para cair na malha fina, algum dos dados apresentados na declara√ß√£o est√° inconsistente, como quando as informa√ß√Ķes repassadas pelo contribuinte e terceiros n√£o batem. O contribuinte tamb√©m pode ter cometido algum erro no preenchimento ou deixou de informar alguma coisa.

Problemas com o pagamento

Se o crédito não for realizado por algum motivo, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

O reagendamento do crédito dos valores pode ser feito pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se após o prazo de um ano o contribuinte não resgatar a restituição, ainda é possível requerê-la pelo Portal e-Cac, disponível no site da Receita Federal.

Com informa√ß√Ķes do¬†Minist√©rio da Economia

PUBLICIDADE