DJ Alok é o mais novo sócio de marketplace de tênis colecionáveis

“O empreendedorismo sempre foi uma coisa natural para mim.” A frase é do DJ e produtor musical Alok, destaque na lista Under 30 da Forbes em 2017 e brasileiro mais ouvido no Spotify em todo o mundo. Depois de doar R$ 27 milhões no ano passado para criar seu instituto, homônimo, de impacto social, o rei das pistas está agora investindo em novos negócios e entrando no mundo das startups. A mais nova empreitada do artista é a Droper, marketplace brasileiro de compra e venda de tênis e itens streetwear.

Ao todo, são mais de 60 mil anúncios ativos de produtos streetwear originais – novos e usados em bom estado, publicados gratuitamente por meio do site ou aplicativo. A cada semana, cerca de 450 novos anúncios são enviados para a plataforma. As vendas podem ser feitas com cadastro de loja ou perfil pessoal, e os clientes podem tirar dúvidas sobre os produtos diretamente com o vendedor. Em pouco mais de um ano de operação, a startup já soma mais de 70 mil clientes na plataforma e tem um faturamento mensal que ultrapassa R$ 3 milhões.

“A cultura dos sneakers faz parte do meu estilo de vida, eu sou fanático por tênis. Muitas vezes, uso roupas mais neutras, e coloco um sneaker que se destaca”, afirma Alok. Ele conheceu a Droper no ano passado por recomendação do empresário Paulo Zhu e decidiu testar a plataforma. Não demorou muito para que o DJ entrasse para o time de sócios da startup, com um investimento inicial – não divulgado – para acelerar o marketplace e aprimorar as soluções tecnológicas.

Segundo Alok, o processo de checagem e verificação das peças é o grande diferencial do marketplace, pois garante a confiabilidade e reduz a falta de segurança para a compra e venda dos produtos que, em sua maioria, possuem um valor elevado. O modelo Air Jordan 5 Top 3, por exemplo, pode ser adquirido por R$ 4.650. Já o Louis Vuitton adidas HU NMD (Custom) é vendido na plataforma por R$ 10 mil. “O mais importante para a marca é trazer conforto e confiança para os consumidores, e garantir que eles tenham a melhor experiência de compra.”

Com um valor de mercado estimado em R$ 100 milhões, a startup mantém um acordo comercial com a Melhor Envio, startup de logística que garante entregas em todo o território brasileiro. Até o fim de 2021, a empresa pretende lançar uma linha Droper autoral com roupas, bonés e tênis, para dar início à marca própria. “Também vamos contratar pessoas habilitadas para desenvolver a parte tecnológica de autenticidade e checkpoints físicos para a entrega e retirada de produtos.”

Como consumidor, o DJ diz que o que mais lhe atrai em um tênis são os designs criativos e inovadores. Nesse sentido, Alok adiantou para a Forbes que pretende lançar o seu próprio modelo de sneaker, que está atualmente em estágio de prototipagem. “No segundo semestre, devo divulgar pelo menos o modelo. Se for o caso, ele pode vir – em um primeiro momento – como uma obra digital, talvez como um NFT (Token Não Fungível), para depois materializarmos a peça”, afirma. A intenção é reverter o lucro para apoiar causas sociais.

*Por Gabriela Del Carmen/Forbes