Com a pandemia de coronavírus ao redor do mundo, hackers estão se aproveitando da insegurança e curiosidade dos usuários na internet para criar um aplicativo de mapas que faz o acompanhamento em tempo real do coronavírus.
Porém, ao instalar o aplicativo, o internauta tem seus computador infectados com um tipo de malware, que além de registrar tudo o que está sendo digitado no aparelho, ainda permite acesso a dados pessoais. Entretanto, o programa realmente atende o que promete, oferecendo o mapeamento do vírus aos usuários.
O pesquisador de segurança da Reason Labs, Shai Alfasi descobriu a informação e emitiu alerta sobre os crimes virtuais que estão sendo realizados usando o novo vírus global. O malware utilizado em golpes do tipo é chamado de AZORult, e foi descoberta originalmente em 2016.
Os aparelhos acabam sendo infectados por meio de e-mails de phishing, compartilhamentos falsos em redes sociais e mensagens, que levam o usuário a uma URL contaminada que pede o download e instalação de um aplicativo.
O mapeamento em tempo real do coronavírus é administrado pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e pode ser acessado por todas as pessoas.
Fonte: Canal Tech