Brasil apoia nomeação de governador do BID para Venezuela

 - REVISTA MAISJR

(Crédito: Reprodução) 

O governo brasileiro apoiou a decisão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de nomear o economista Ricardo Hausmann como governador do BID para a Venezuela. Com a nomeação de Hausmann, o BID torna-se a primeira instituição financeira internacional a reconhecer a presidência interina de Juan Guaidó na Venezuela.

“Ao passar a contar com representante da verdadeira Venezuela, aquele país inicia a transição democrática sob a liderança de Guaidó.  O BID se credencia para desempenhar papel decisivo na recuperação da economia venezuelana”, diz nota do Ministério das Relações Exteriores.

Segundo o BID, a nomeação de Haussmann tem efeito imediato. Numa votação separada, os representantes – chamados de governadores – da Corporação Interamericana de Investimentos (CII), que é o braço do BID para empréstimos ao setor privado, também aprovaram a indicação feita por Juan Guaidó, líder da oposição e autoproclamado presidente interino da Venezuela.

Hausmann foi até o momento diretor do Centro para o Desenvolvimento Internacional e professor de Economia do Desenvolvimento na Escola de Governo John F. Kennedy da Universidade de Harvard. Entre 1992 e 1993, trabalhou como ministro do Planeamento do segundo Governo de Carlos Andrés Pérez (1989-1993) e como membro do Diretório do Banco Central da Venezuela. Depois, entre 1994 e 2000, foi economista-chefe do BID.