A Volkswagen divulgou as primeiras informações de seu novo SUV médio Tarek, que se posicionará entre o já conhecido Tiguan e o Touareg. O modelo ganhou um espaço na conferência anual de mídia da montadora, confirmando sua apresentação na China para o mês de agosto. Prevê-se que, até 2020, será produzido em países como a Argentina, México e Rússia, chegando também ao Brasil para brigar diretamente com o Jeep Compass, carro que segue com bastante apelo no mercado brasileiro.
Apesar de tudo indicar que o Tarek é basicamente o Volkswagen Atlas com outro nome e “rosto”, a montadora confirma que será um modelo totalmente novo, desenvolvido em parceria com a chinesa SAIC. A Volkswagen chama o modelo de “SUV das pessoas” e é definido como uma parte importante da ofensiva da empresa, que recentemente declarou que está, cada vez mais, agregando novidades à linha e preços mais acessíveis. Para o Tarek, a expectativa é alta, pois esperam vender 400 mil unidades por ano, mais ousadia que planejam para a própria Tiguan.
Aposta nos SUVs
O Tarek é apenas uma parte da estratégia da Volkswagen de lançar 20 SUVs até 2020. É previsto que, daqui a dois anos, o segmento represente 40% das vendas, subindo dos 10% atuais. Além do Tarek, a fabricante prepara a chegada do Tiguan Allspace, versão de 7 lugares do novo Tiguan, o compacto T-Cross baseado no Polo e, por fim, o grandalhão Atlas, que pode chegar por aqui com o nome Teramont (já utilizado na China).
As movimentações da Volkswagen chegaram a indicar, também, que a marca teria uma nova picape entre Saveiro e Amarok para competir diretamente com Fiat Toro e Renault Duster Oroch. Mas de acordo com o que foi revelado pela marca e conforme informações do site Argentina Autoblog, a VW deverá apenas subir o patamar da Saveiro. Dessa forma, a longeva picape da VW será montada sobre a plataforma do Polo, crescendo em proporções e segmento. Possivelmente, terá a mesma identidade visual do novo SUV T-Cross. É certo que o modelo terá cabine dupla e quatro portas, e será feito em São Bernardo do Campo (SP) ao lado de Polo e Virtus.
Fonte: Carros – iG