Embora isso seja cada vez menos comum na indústria automobilística mundial, vários foram os modelos de automóveis que duraram mais do que algumas décadas no mercado praticamente sem modificações. E na lista abaixo, mostramos os carros que ficaram em linha por mais tempo no mercado brasileiro sem sofrer mudanças de plataforma.
1 Volkswagen Kombi: 56 anos (1957 – 2013)
Quando a primeira Kombi deixou a linha de montagem da Volskwagen em São Bernardo do Campo (SP), em 2 de setembro de 1957, ninguém imaginava que o utilitário fosse durar tanto. Apesar das mais de cinco décadas no mercado brasileiro, o utilitário teve por aqui uma trajetória muito diferente do restante do mundo: a primeira geração durou de 1957 a 1975, enquanto a segunda (que era exclusiva para o Brasil, misturando a frente e traseira da Kombi alemã de segunda geração à carroceria da Kombi pioneira) foi de 1976 e 1996. Já a terceira geração (segunda no mundo), de 1997, foi lançada por aqui com um atraso de 30 anos em relação ao modelo alemão.
2 Toyota Bandeirante: 39 anos (1962 – 2001)
Outro caso de vida muito longa foi o do Bandeirante. Baseado inicialmente no Land Cruiser J20 e substituído ainda nos anos 1960 pelo J40 (o J20 reestilizado), o utilitário brasileiro teve como grande diferencial em relação aos seus irmãos japoneses, ao longo de boa parte de sua vida no Brasil, o motor diesel da Mercedes-Benz. Algo que só mudou em 1994, com a adoção de um diesel da própria Toyota. Produzido até 2001, o Bandeirante durou 17 anos a mais do que o Land Cruiser J40 no qual era baseado.
3 Volkswagen Fusca: 30 anos (1959 – 1986 e 1993 – 1996)
Inicialmente importado e depois montado em kits CKD, o Fusca ganhou produção local somente em 1959. E o modelo também teve por aqui uma trajetória bem diferente do restante do mundo: conservou até o final a carroceria dos anos 1960 (com a área envidraçada menor), adotando apenas os detalhes estéticos do modelo europeu. O Fusca brasileiro foi um dos poucos carros de passeio no mundo que voltaram a ser fabricados anos após o término da sua produção. Retomada a pedido do então presidente Itamar Franco, o renascimento do Fusca exigiu um grande esforço por parte da Volkswagen, pois o fabricante já havia vendido boa parte do ferramental do modelo.
4 VW Parati: 30 anos (1982 – 2012)
Diferente da Saveiro (que sempre acompanhou as modificações do Gol) e do Voyage (ressuscitado em 2008), a perua Parati foi o único modelo da família que não recebeu a nova plataforma PQ24, sendo produzido até o fim com a mesma base desde o lançamento. Seu espaço na linha acabou sendo preenchido pela SpaceFox, que não atingiu o mesmo sucesso da veterana e atualmente é oferecida apenas em uma única versão.
5 Chevrolet Chevette: 30 anos (1973 – 1993)
Primeiro carro mundial da General Motors, o Chevette foi lançado no Brasil alguns meses antes do Opel Kadett de terceira geração, carro no qual era baseado. Mas o pioneirismo passo e, apesar das reestilizações, manteve até o fim a mesma base e o conjunto mecânico. O compacto de tração traseira durou tanto tempo que acabou convivendo, por alguns anos, com o Chevrolet Kadett, modelo de maior porte e que era equivalente ao Opel Kadett de quinta geração.