Queridinho da indústria mundial, o segmento dos SUVs voltou a crescer no Brasil em 2017 e encerrou o ano como o 2º que mais emplacou, com 22,3% de participação no total de vendas.
Em 2016, quando foi a terceira maior categoria, foram 18%.
Os SUVs só perderam no ano passado para os hatches pequenos, categoria que tem Chevrolet Onix, Hyundai HB20 , entre outros, conforme a classificação da federação dos concessionários, a Fenabrave, e que respondeu por 27% das vendas, mais do que 1 ano atrás.
A categoria dos hatches já era líder em 2016 com 26,3%, seguida pelos carros de entrada, onde se encaixavam Ford Ka, Fiat Mobi, entre outros, com 20,6%, já perdendo espaço em relação ao 2015.
Além de aumentar a participação, os utilitários esportivos tiveram alta também no volume de emplacamentos. Foram 414,5 mil, um crescimento de 37% sobre o ano anterior. Em 2016 havia sido registrada uma leve queda, também na comparação anual, de 1,3%.
Ranking dos SUVs
Outra novidade no ano que terminou foi a mudança na liderança da categoria. O Honda HR-V, que era o mais vendido desde 2015, quando encerrou o longo reinado do Ford EcoSport – “pai” dos SUVs compactos -, foi desbancado pelo Jeep Compass.
Na emocionante disputa, a ultrapassagem só aconteceu em novembro.
Veja os 10 mais vendidos na categoria em 2017:
Jeep Compass – 49.187 unidades
Honda HR-V – 47.775
Hyundai Creta – 41.625
Jeep Renegade – 38.330
Nissan Kicks – 33.464
Ford EcoSport – 31.195
Renault Duster – 17.638
Honda WR-V – 15.353
Renault Captur – 13.742
Toyota Hilux SW4 -12.567
Fonte: G1