Manutenção dos pneus influencia gasto com combustível

Só este ano o preço do combustível já subiu oito vezes, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Para não pesar tanto no bolso dos motoristas, medidas como reparos e manutenções preventivas nos pneus dos veículos podem ajudar a reduzir o consumo de combustível. Isso ocorre porque, como em qualquer meio de transporte, é necessária uma força. No caso dos automotivos, esta força vem do funcionamento do motor alimentado por gasolina, etanol, gás e até mesmo eletricidade.

O que muita gente não sabe é que nem sempre é possível aproveitar toda a energia do combustível, já que existem forças que impendem que o veículo se desloque livremente, como por exemplo, a gravidade, a inércias e as forças aerodinâmicas. Estas forças não são possíveis de controlar, mas há um tipo de resistência que pode reduzi-la: a resistência da rodagem. “Este tipo de força pode consumir até 33% do consumo do combustível do automóvel e é oriunda das características e facilidade de deformação dos pneus, que por serem feitos a partir de um material visco elástico, se degradam facilmente ao rodarem nas superfícies de estradas, além de demorarem a voltar ao normal. Em muitos casos, essa deformação é permanente”, explana o diretor administrativo da Junsoft Sistemas, Edilson Backes. Ou seja, quanto maior a resistência, menor será o gasto com combustível.

A empresa, que desenvolveu um sistema de gestão voltado para o setor de reforma de pneus, o Vulcano, já atende hoje mais de cinco mil usuários. Entre eles, está a reformadora de pneus Normando Recap, de Mossoró – RN, que explica alguns procedimentos que podem tornar seu veículo mais eficiente, seguro e econômico.

Calibragem

Quando um pneu está vazio há mais atrito com o pavimento. Isso faz com que o motor aplique mais força para deslocar o carro, logo, utilizando mais combustível. Por outro lado, caso o pneu esteja cheio demais, haverá maior desgaste, aumentando a resistência à rodagem e a taxa de energia gasta de forma desnecessária.

Segundo o sócio e diretor da Normando Recap, Diego Patini, realizar a calibragem regularmente e da maneira certa pode ajudar a economizar até 25% de combustível. “Um veículo deve ser calibrado a cada 15 dias conforme as especificações de cada modelo e pneu, sendo que todos os quatro devem ser enchidos com a pressão correta para evitar desequilíbrio”.

Ressulcagem

É o processo no qual os sulcos originais dos pneus são mais aprofundados, permitindo o aumento da vida útil do pneu enquanto a resistência ao rolamento ainda é baixa.

Rodízio

Além de ser uma medida preventiva de segurança, o revezamento dos pneus ajuda a reduzir o consumo de combustível. “A troca da posição dos pneus de um carro, a deformação do pneu se mantém uniforme em todos eles, evitando que apenas um ou dois pneus sejam muito deformados, e, principalmente diminuindo a resistência à rodagem”, explica Diego Patini.

Alinhamento

Quando o veículo está desalinhado, ou seja, com uma das rodas tortas em relação a outra, o motor aplicará mais força para que o automóvel se locomova, acarretando em um maior consumo de combustível. Alinhar o carro é uma boa forma de economizar gasolina e prevenir acidentes. “A falta de alinhamento faz com que os pneus sejam deformados de forma acentuada e irregular”, comenta o diretor.

Balanceamento

Este é o processo que equilibra o conjunto de pneus através da aplicação de pesos nos aros das rodas para que todas estejam balanceadas. Esta manutenção evita que o carro trepide e oscile durante a condução. Um carro não balanceado é um carro que terá os pneus deformados mais velozmente. “É sempre indicado quando a pessoa tem que desmontar o pneu para consertá-los”, conclui Diego Patini.

 

Foto: Reprodução


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