4.0 // manual4.4 // cabelo & barba

Truques para não ficar careca

Calvície não é doença, mas boa parte dos homens tem pavor da ideia de perder cabelo. A queda de cabelo está associada a herança genética e, apesar dos prejuízos ficarem no campo estético, existem casos agravados ou até mesmo provocados por doenças – algumas delas bastante perigosas, aliás.

Quando isso acontece, a calvície (conhecida pelos médicos como alopecia andrógena) recebe outros nomes. “Não tente resolver com receitas caseiras. Vá ao médico, ele poderá investigar o que está acontecendo”, recomenda o dermatologista Francisco Le Voci, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Porém, se a sua queda de cabelo não é consequência de alguma doença, alguns truques podem te ajudar a se livrar desse problema:

Coma carne vermelha – A carne vermelha reduz a queda de cabelo. Algumas outras opções para quem não curte tanto a ideia de se empanturrar de carne também ajudam: cereais, legumes e sementes são ricos em ferro, zinco e cobre, fundamentais para que seu cabelo siga forte. Sem esses nutrientes, falta força para que os fios cresçam.

Abra mão de hábitos ruins – Você é fumante? Então jogue o cigarro fora. Ele tem substâncias que comprimem os vasos sanguíneos e prejudicam a circulação. Com isso, falta o oxigênio e os nutrientes de que os cabelos precisam para crescer. A escassez pode inclusive até causar a morte de um fio – e esse quadro é praticamente irreversível.

Cuide do couro cabeludo – Não durma com a cabeça molhada – fungos podem proliferar nela e enfraquecer os fios. Porém, não exagere no secador: o uso excessivo pode quebrar os cabelos e prejudicar o crescimento dos fios. O mesmo vale para penteados apertados, como dreadlocks. Tente evitar!

Atenção os hormônios – Quanto maior o nível de testosterona em você, maior o potencial para ficar careca. O motivo é que a testosterona deixa os fios mais fracos. Mas calma: dá pra tratar isso com um dermatologista! Ele vai te receitar remédios específicos com uma substância chamada finasterida.

Cuidado com os bonés e chapéus – Bonés e chapéus apertados demais podem prejudicar o crescimento dos fios porque vão abafar o couro cabeludo. Então, tome cuidado com eles! Outra dica importante é: tire qualquer produto do seu cabelo antes de dormir. Passou gel, creme ou cera? Lave antes de deitar e seque os fios!

 

 

Foto: Reprodução

Fonte: Manual do Homem Moderno

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista