4.0 // manual4.4 // cabelo & barba

Faça a barba de maneira fácil e sem irritar a pele

Há quem diga que fazer a barba é uma tarefa fácil. Porém, se não tiver o devido cuidado, além de prejudicar o visual, irritações na pele, espinhas e até mesmo pelos encravados podem se tornar problemas frequentes.

Um bom barbear deve ter a parceria entre a lavagem facial e produtos hidratantes, pois ajudarão a manter uma ótima saúde da pele. Confira a seguir alguns cuidados básicos para vencer os possíveis desconfortos e tornar essa tarefa, muitas vezes diária, agradável.

Deixe a barba completamente molhada!

O ponto de partida para se barbear é se certificar que ela está completamente molhada. Pelos em contato com água ficam mais fracos e, portanto, mais fáceis de cortar. Essa é uma das chaves para um barbear mais rente e sem irritação ou queimaduras.

Use um bom creme de barbear!

Usar um creme de barbear com uma elevada concentração de hidratantes ajuda a bloquear a umidade para as raízes dos pelos, mantendo-os macios e preparados para o corte, suavizando o deslize da lâmina. Os melhores cremes de barbear criam uma espuma cremosa e não parecido à espuma de um sabonete.

Não dispense o pincel!

A melhor maneira de usar o creme de barbear é com o pincel. Além de ajudar a criar uma espuma cremosa e elevar o cabelo para que o corte seja o mais rente possível, ele faz um trabalho de esfoliação, ajudando a remover as células mortas da pele e reduzindo a chance de manchas e bolhas.

Cuidado com as lâminas!

É fundamental usar sempre uma lâmina afiada e trocá-la com periodicidade. Ao se barbear, você não está apenas cortando os cabelos, também está raspando até duas camadas de superfície da pele. Uma lâmina cega é muito traumática, deixando o seu rosto com a sensação de arranhado e é um dos fatores que contribuem para queimaduras e erupções cutâneas.

Use a lâmina corretamente!

É ideal se barbear sempre na direção do crescimento da barba. Comece com os lados e, em seguida, a área de bigode e do queixo. Os pelos do queixo são os mais difíceis, e esse tempo sob o creme de barbear lhes permitem ficar mais macios. Usar a lâmina de maneira incorreta é a maior causa de barba irritada no pescoço, inflamações e possíveis infecções.

Atenção para rebarbear!

Para a maioria dos homens, rebarbear certas áreas causa bastante transtorno. Caso queira um barbear ainda mais rente, aplique um pouco mais de espuma do seu pincel nas áreas onde você deseja fazer a barba novamente. Mantendo tudo sempre úmido, você não terá problemas para alcançar um barbear perfeito.

Acalme a pele!

Depois de barbear é o momento em que a pele fica mais vulnerável. Por isso, o ideal é lavar o rosto primeiro com água morna, isso ajuda a limpar e proteger a pele contra manchas e erupções. Depois disso, enxague o rosto com água fria para fechar os poros e seque com uma toalha limpa sem esfregar.

Não dispense a loção pós-barba!

A loção pós-barba é a melhor e mais simples maneira de se evitar a barba irritada e outras complicações. Raspar pode remover até duas camadas de pele e é por isso que é tão importante usar uma loção de boa qualidade após o barbear.

Fotos: Divulgação

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista