4.0 // manual4.4 // cabelo & barba

Cuidados simples podem aumentar a durabilidade de sua máquina de corte

Muitas vezes, o segredo para fazer com que as máquinas de corte durem bastante tempo está no cuidado na hora da utilização. Seguindo as recomendações de uso e realizando a manutenção preventiva, os equipamentos profissionais e domésticos podem durar até dez anos em perfeito estado.

Porém, se o manuseio das máquinas for realizado de maneira errada alguns problemas podem surgir. De acordo com Gustavo Pereira, engenheiro de operações e desenvolvimento da Wahl Brasil, limpeza e lubrificação das lâminas após cada dia de uso é a recomendação principal para evitar problemas técnicos.

“Quando as lâminas não são limpas adequadamente, pode haver acúmulo de cabelos e pelos no equipamento, alterando o funcionamento da máquina. Utilizando o aparelho conforme as instruções do manual, o cliente pode garantir maior vida útil do aparelho e evitar problemas como oxidação e aquecimento”, explica Gustavo.

É claro que cada máquina tem os seus cuidados específicos. As profissionais, por exemplo, exigem uma rígida limpeza e lubrificação diária. Já as domésticas podem receber uma higienização mais simples, pois não é utilizada diariamente e em períodos contínuos.

Mas existem algumas dicas que valem para todas as máquinas. Veja algumas recomendações simples que podem aumentar a durabilidade da sua máquina de corte. Confira e cuide bem de seu equipamento!

  • Ajuste da potência nas máquinas com motor vibratório. O aparelho vem previamente ajustado de fábrica para a tensão nominal elétrica, porém, em locais de baixa tensão poderá ser ajustada a potência através do botão lateral. Para ajustar, basta somente ligar o aparelho, girar com ajuda de uma chave de fenda o botão na lateral completamente no sentido horário até ouvir um ruído alto e em seguida, girar o botão no sentido anti-horário até o ruído diminuir, mantendo nessa posição;
  • Lubrifique as lâminas sempre que possível com as mesmas voltadas para baixo, para evitar que o óleo entre no motor;
  • Escove as lâminas de corte e as lâminas do aparador entre um cliente e outro;
  • Retire as lâminas semanalmente e elimine com uma escovinha o cabelo do cortador para garantir a limpeza e um bom desempenho de sua máquina;
  • Verifique o alinhamento das lâminas. Lâminas mal alinhadas não cortam de forma eficaz e podem ser potencialmente prejudiciais para o corte do cliente;
  • Verifique o estado do cabo de alimentação de energia. Não permita que ele fique torcido;
  • Nunca pendure o aparelho pelo cabo de alimentação de energia;
  • Se a máquina cair no chão, verifique o alinhamento e olhe para os dentes da lâmina para inspecionar o nível de danos. Qualquer trabalho de reparação deve ocorrer antes da próxima utilização via nossa rede autorizada de assistência técnica.

 

Foto: Reprodução

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista