4.2 // saúde

Ano Novo, postura nova

A maioria dos brasileiros usa a virada do ano para fazer algumas promessas e adotar novos comportamentos e hábitos. Há quem planeje emagrecer, aqueles que prometem levar uma vida mais saudável, outros começam o ano querendo fazer cursos e aprimorar os conhecimentos e dar um up na carreira, etc.

Que tal começar o ano adotando novos hábitos de postura? Essa é uma resolução de início de ano não tão comum, mas necessária para a grande maioria da população, uma vez que mais de 80% dos brasileiros já sentiram ou sentem dores na coluna. Imagina só adotar medidas simples que podem trazer qualidade de vida e colaborar para que não apareçam outros males associados aos problemas da coluna, como hérnia de disco, enxaquecas e até problemas relacionados à saúde bucal?

De acordo com o Prof. Dr. Joe Rosário, fisioterapeuta pHD em coluna, fundador da rede de clínicas licenciadas Doutor da Coluna, para corrigir a má postura é importante fortalecer os músculos das costas e da região abdominal. “Há uma tendência maior de que os ombros fiquem caídos e voltados para frente quando os músculos abdominais estão fracos”, explica. “Isso proporciona a hipercifose, conhecida popularmente como ‘corcunda’, que é uma das maiores causas da má postura”, conta.

O especialista indica alguns exercícios que podem ser feitos para corrigir pequenas alterações, desde que não cause dor intensa, dormência nas costas ou nos braços e alerta: alguns casos só podem ser conduzidos por um fisioterapeuta. Então, o ideal é que seja feita uma consulta com especialista para entender se a saúde da coluna está próxima do ideal ou não.

Exercícios:

  • Encoste em uma parede, mantendo os joelhos flexionados para que as costas estejam totalmente em contato com a superfície;
  • Mantenha a cabeça encostada na parede, com o queixo paralelo ao chão;
  • Posicione os braços dobrados com a palma da mão para cima, encostando-os na parede, tendo o cuidado de não descolar a parte do meio das costas da parede;

Fique parado nesta posição por 2 minutos, todos os dias. Após 1 semana de exercício, aumente mais 1 minuto até completar 5 semanas.

Apesar do esforço que se deve fazer durante este exercício, não se deve sentir dor em nenhum momento. Se houver é importante parar a atividade e consultar um fisioterapeuta para iniciar o tratamento adequado.

Fazer exercícios na academia regularmente – desde que com orientação para que tudo seja feito da maneira correta – também ajuda a manter a boa postura, uma vez que há fortalecimento dos músculos contribuindo para o tratamento para melhorar a postura. Além disso, é recomendado fazer alongamentos diariamente para aumentar a elasticidade dos músculos.

Foto: Reprodução

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista